Trabalho de plano de contas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de Contas

--- Ativo

1) Ativo Circulante

1. Caixa
Função: registrar a movimentação de dinheiro ou cheques (enquanto não forem depositadas em bancos) e outros documentos compensáveis em poder da empresa.

Funcionamento: debita-se pelo recebimento que ocorrem no dia-a-dia (entrada) e credita-se pelo pagamento (saída).

Saldo Devedor

2. Banco Conta MovimentoFunção: Registrar a movimentação de dinheiro da empresa em poder de estabelecimento bancários, mantido em conta de disponibilidade.

Funcionamento: Debita-se pelos depósitos bancários, resgates de aplicações financeiras e recebimentos de créditos na empresa, por via bancária, de qualquer origem e credita-se pela emissão de cheques, transferência de valores para aplicações financeiras e débitos na contabancária.

Saldo Devedor

Obs. Caso a empresa possua cheque especial liberado na própria conta corrente, o saldo da conta pode torna-se credor, pois essa operação constitui uma forma de empréstimo. Por isso o saldo credor deve ser transferido para conta do passivo circulante, por ocasião do encerramento do período.

3. Duplicatas a Receber

Função: Registrar os valores a receber declientes decorrentes das vendas á prazo de mercadorias, produtos e serviços.

Funcionamento: Debita-se pela emissão da fatura contra o cliente e pelos juros decorrentes de eventuais atrasos de pagamento e credita-se pelo recebimento total ou parcial do título, pela anulação da venda (devolução), pelos descontos concedidos por qualquer motivo e pela baixa como incobrável.

Saldo Devedor

4.Imposto a Recuperar

Função: Registrar e controlar os impostos a serem recuperados ou compensados em períodos subseqüentes.

Funcionamento: Debita-se pela exclusão do valor do bem adquirido (estoque ou imobilizado), com base na escrituração fiscal ou pela retenção efetuada por terceiros e credita-se por ocasião da recuperação ou compensação em contrapartida com a conta que registrar o tributo arecolher

Saldo Devedor

5. Aplicações Financeiras

Função: Registrar os valores aplicados em instituições financeiras, tais como certificados de depósitos bancários, fundos de investimentos, etc.

Funcionamento: debita-se pela transferência de valores para aplicações financeiras e pelos rendimentos gerados no período e credita-se pelo resgate ou liquidação da aplicação financeira epelos impostos incidentes quando saldo resgate ou rendimento.

Saldo Devedor

Obs. Esta conta, de preferência, deverá ser controlada analiticamente, ou seja, com subconta para cada cliente. Caso se faça opção pela utilização apenas da conta sintética deverá ser mantido controle extra contábil.

6. Mercadoria para Revenda

Função: Registrar a movimentação no estoque de mercadoria adquiridapara revenda.

Funcionamento
Debita-se:
a) Não tendo a empresa Controle dos Estoques Integrados á Contabilidade: pelos ajustes dos Estoques periódicos, ocorrendo aumento dos valores existentes, pelo controle permanente dos estoques, ou por contagem física, tendo como contrapartida a conta Resultado Comercial.
b) Tendo a empresa controle dos Estoques Integrados à Contabilidades: pelasaquisições dos materiais; sendo a empresa industrial,excluído do valor do IPI e ICMS, e , se, comercial, excluído do ICMS.
Credita-se:
a) Não tendo a empresa Controle dos Estoques Integrados à Contabilidade: pelos ajustes dos Estoques periódicos, ocorrendo redução dos valores existentes, pelo controle permanente dos estoques ou por contagem física, tendo como contrapartida a conta ResultadoComercial.
b) Tendo a empresa Controle dos Estoques Integrados à Contabilidade: pelo uso ou consumo dos materiais.

Saldo Devedor

Obs. Deve ser sempre Saldo Devedor, pois representa o valor dos materiais em estoque mantido pela empresa.
7. Despesas a Apropriar

Função: Registrar as aplicações de recursos em despesas cujos benefícios ou prestação de serviços se farão durante o...
tracking img