Trabalho de microinformatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Hardware?

O hardware é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Em complemento ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interação dos usuários de computadores modernos érealizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano. Além de todos os componentes de hardware, o computador também precisa de um software chamado Sistema Operacional. O Sistema Operacional torna o computador utilizável. Ele é o responsável por gerenciar os dispositivos de hardware do computador (como memória, unidade dedisco rígido, unidade de CD) e oferecer o suporte para os outros programas funcionarem (como Word, Excel, etc.).

Exemplos de hardware

• Caixas de som

• Cooler ou Dissipador de calor

• CPU ou Microprocessador

• Dispositivo de armazenamento (CD/DVD/Blu-ray, Disco Rígido (HD), pendrive/cartão de memória)

• Estabilizador

• Gabinete

• Hub ou Concentrador• Impressora


O que é Software?

Software é uma seqüência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento. Software também é o nome dado ao comportamento exibido por essa seqüência de instruções quando executada em um computador ou máquina semelhante além de um produto desenvolvido pela Engenhariade software, e inclui não só o programa de computador propriamente dito, mas também manuais e especificações. Para fins contábeis e financeiros, o Software é considerado um  bem de capital.

Tipos de programas de computador

Qualquer computador moderno tem uma variedade de programas que fazem diversas tarefas. Eles podem ser classificados em duas grandes categorias: Software de sistema queincluiu o firmware (O BIOS dos computadores pessoais, por exemplo), drivers de dispositivos, o sistema operacional e tipicamente uma interface gráfica que, em conjunto, permitem ao usuário interagir com o computador e seus periféricos. Software aplicativo, que permite ao usuário fazer uma ou mais tarefas específicas. Aplicativos podem ter uma abrangência de uso de larga escala, muitas vezes em âmbitomundial; nestes casos, os programas tendem a ser mais robustos e mais padronizados. Programas escritos para um pequeno mercado têm um nível de padronização menor. Ainda é possível usar a categoria Software embutido ou Software embarcado, indicando software destinado a funcionar dentro de uma máquina que não é um computador de uso geral e normalmente com um destino muito específico. Atualmentetemos um novo tipo de software. O software como serviço, que é um tipo que roda diretamente na internet, não sendo necessário instalar nada no computador do usuário. Geralmente esse tipo de software é gratuito e tem as mesmas funcionalidades das versões desktop.

Já que o hardware é parte física do computador, precisamos então ter a parte virtual. Podemos fazer uma tipologia para se entender isso: ocorpo humano tem a parte física que são os músculos e órgãos, o computador tem suas peças, nesta tipologia o corpo precisa de pensamentos para executar suas funções, o software são os "pensamentos" para máquina cumprir suas funções. O Software, que é todos os nossos programas instalados em nosso computador, por exemplo:

1. Sistema Operacional (Windows, MacOS, Linux, OS/2, DOS, UNIX, GNU, etc.)
2. Ferramentas Office (Microsoft Office, OpenOffice, iWork, Google Docs (em nuvem)
3. Nero (Gravador de Discos)
4. Gimp, Adobe Photoshop (Editores de Imagens)


Rede de Computadores

Uma rede de computadores consiste em dois ou mais computadores e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos físicos e lógicos, os quais...
tracking img