Trabalho de micro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OLIGOPÓLIO

Manaus/AM
2012

ARIANE HAYANA
MHAIUME LINK
NATÁLIA ROCHA
PAULA GABRIELA
RUY FRANK
SILVIA REINER

OLIGOPÓLIO

Trabalho acadêmico requerido pelo professor Fábio Heleno ao curso de Ciências Econômicas (FA06), curso de férias, para o aproveitamento de nota na disciplina Teoria Microeconômica III.














Manaus/AM
2012
1. OligopólioOs modelos de oligopólio dizem mais respeito as interações estratégicas que surgem num setor com pequeno número de empresas. Se houver duas empresas no mercado a fabricar uma produção homogênea, haverá então quatro variáveis de interesse: os preços cobrados e as quantidades produzidas por cada uma delas.
Variáveis como preço (p) e quantidade (q) serão estrategicamente controladas, sabendo que areação de um produtor afetará a outro produtor. Isso faz com que p ou q sejam vistas como variáveis estratégicas e variáveis de decisão.
Em um contexto estático, somente os efeitos instantâneos sãs decisões são consideradas, os produtores tomam suas decisões simultaneamente. Uma exceção é feita ao modelo de Stackelberg, que pressupõe dois momentos. Quando as decisões são tomadas sequencialmente,em uma determinada ordem preestabelecida, temos um modelo dinâmico.
Com relação as formas a considerar as possíveis interações entre as empresas, os regimes competitivos podem ser classificados como concorrenciais, conlusivos e mistos.
Os regimes concorrenciais, supomos que os produtores atuem de maneira não-cooperativa, cada qual maximizando sua própria função-lucro. Os exemplos mais conhecidossão o regime de competição perfeita, o regime de Cournot, o regime de Bertrand e o regime de competição monopolística.
O regime conlusivos, todos os produtores atuam de maneira cooperativa, maximizando o lucro agregado da indústria. A cooperação pode ser explícita ou apenas tática. Este segundo caso inclui situações na quais comportamentos não cooperativos levam a resultados colusivos, quandoexistem informação imperfeita ou incerteza entre os produtores. Ambos os casos caracterizam a formação de cartel.
O regime misto, uma ou várias coalizões atuavam no mercado conjuntamente com os produtores independentes.

1.1 Regime de Cournot

O regime concorrencial de Cournot corresponde a competição em quantidades onde cada produtor presume que uma variação na sua oferta não é antecipadapelos rivais.
A empresa 1 espera que a empresa 2 produza unidades (e significa produção esperada). Se a empresa 1 decidir pela produção unidades, ela esperará que o total produzido seja de , e que essa produção gere um preço de mercado de . O problema de maximização de lucro da empresa 1 será:

Para qualquer expectativa feita sobre a produção da empresa 2, , haverá uma escolha ótima deprodução da empresa 1, . Escrevemos essa relação funcional entre a produção esperada da empresa 2 e a escolha ótima da empresa 1 como:

A função reação fornece a escolha ótima de uma empresa como função de suas expectativas sobre a escolha da outra empresa. Do mesmo modo, podemos derivar a curva de reação da empresa 2.

Procuremos uma combinação de produção de modo que o nível ótimo de produção daempresa 1, supondo-se que a empresa 2 produza , seja de e que o nível de produção ótimo da empresa 2, supondo-se que a empresa 1 permaneça , seja de . Ou seja, as escolhas de produção satisfazem:

Como vimos no equilíbrio do Cournot, cada empresa maximiza seu lucro de acordo com suas expectativas sobre a escolha de produção da outra empresa e, além disso, essas expectativas são confirmadas emequilíbrio. No equilíbrio de Cournot nenhuma empresa achará lucrativo mudar sua produção, uma vez que descubra a escolha realmente feita pela outra empresa.

1.1.1 Várias empresas no equilíbrio de Cournot

Nesse caso, devemos pressupor que saca empresa tenha uma expectativa sobre as escolhas de produção das outras da industria e procurar descrever a produção de equilíbrio.
Supondo que haja...
tracking img