Trabalho de metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Metodologia Científica I
Roteiro I – Curiosidade Científica
Texto: BACHRACH, ARTHUR J. – Introdução à pesquisa psicológica. São Paulo: EPU, 1975.
NOME :Maria de lurdes ferreira gross

_______________________________________________________________________
Responda as questões abaixo:
1. Você concorda com a observação de Linus Pauling sobre curiosidade (“A satisfação da própriacuriosidade é uma das maiores fontes de felicidade na vida” p.1)? Comente o seu ponto de vista.
Resp: Concordo . Tratava- se de algo novo , ao observar que ali so tinha as bacterias e mofo verde. O cientista tomou como base a curiosidade para descobrir que relaçao tivera um com o outro uma vez que muitos ja haviam passado por aquelas experiencias que ele estava vivenciando;mas o desejo de novasdescobertas o fez criar hipoteses a respeito da morte das bacterias e aparecimento do mofo , e destas hipóteses viu que tinham varios fatores que contribuiram para a destruição das bacterias que possivelmente resultaram tambem na abertura de novas descobertas devido ao seu empenho.
2. O autor (A. J. Bachrach) diz que muitas pesquisas começam com uma descoberta acidental, sendo que não levarem consideração essa aspecto “(...) seria contrário ao ideal do método científico (...)” (p.2). Responda:
a. Em que consiste uma descoberta acidental?
Resp: Coletas de dados,estabelecendo relação funcional entre os mesmos.
b. Há respostas certas ou erradas quando se aplica o método científico? Justifique sua resposta.
Resp: Não ,porque de certa foma o pesquisador deve ficar atento aqualquer eventualidade que possa ocorrer durante suas pesquisas.
3. O autor apresenta brevemente a descrição de um delineamento experimental, abordando a relação funcional entre variáveis (A e B) quando inicia a discussão do estudo de Fleming. Como o autor demonstra a testagem dessa relação no exemplo citado?

Resp: Ele demonstra verificando se A teria efeito sobre B, sabendo se existem reaçãoentre as mesmas , alternando-as .

4. O autor relata o uso da observação, como o método que daria origem a formulação de hipóteses, que uma vez testada poderia ou não ser refutada, entretanto, chama a atenção para o efeito de outras variáveis (confundidoras?) que poderão ser responsáveis pelo resultado observado. Como o efeito de outras variáveis foi resolvido de forma a não interferir no testeempregado?
Resp: Outros fatores poderiam ser levados em consideração, de forma que poderia controlar essas variaveis constituindo à causa inicial que era de manipular o mofo verde e a bactéria.

5. Qual imagem do cientista é caracterizada por J. Z. Young?
Resp: Na visão deste autor , a confusão e a desordem fazem parte dos trabalhos dos cientistas; o mesmo aprecia a discussão, masnão está preocupado em fazer valer sua opinião, defender suas ideias, tais como os filosofos juristas e clerigos ou ate mesmo provar algo já existente, ele está preocupado em ir além dessas definições para descobrir algo novo. Vive em observação constantemente ,mas seu trabalho é como tatear no escuro,dando impressão de incerteza ou de duvidasou de autentica cofusão.

6. Analise a seguinteafirmativa: “Embora a metodologia do cientista possa parecer casual, há uma concepção global dos objetivos (...)”.
Resp: Há momentos que ao se envolver com determinada pesquisa ,o pesquisador pode se deparar com algumas cituações incomum ou ate mesmo inexplicaveis estes são contituidos como estimulo potencial ,pois o cientista tem uma meta a cumprir, contudo dentro do plano final de conhecimentoe descoberta.

7. Em que consiste ter uma “mente preparada”? Em termos do comportamento do cientista, o que é desejado que ele considere em sua prática investigativa?
Resp: Segundo Pasteur , ter uma mente preparada é iniciar cuidadosamente o planejamento e execução da pesquisa não se prendendo rigidamente ao plano, estar alerta tornando o pesquisador capaz de perceber as descobertas...
tracking img