Plano real economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Vamos apresentar um tema da disciplina Economia Brasileira. Com alguns estudos e pesquisas, vamos comentar o assunto “Plano Real” No início dos anos 1990, o Brasil intensificou: a abertura ao mercado exterior, as privatizações, a renegociação da dívida externa, e uma menor participação do estado nas relações de mercado (regulamentações). Havia estabilidade, mas persistia a altainflação, resistente já a várias tentativas de eliminação. Em 1993, começou a ser implementado o plano mais engenhoso de combate a inflação já implantado no país. O Plano Real conseguiu combater uma inflação exorbitante de até 2075% em 1994, mantendo-a em níveis baixos como o de 4,84% em 2009 e sob controle até o momento.
Apesar de tantos benefícios, o plano real enfrentou uma série de problemas, OPIB tem se mostrado muito oscilante e uma das conseqüências negativas desse plano foi o aumento do desemprego no país. As contas externas deterioram-se ampliando a vulnerabilidade externa da economia brasileira. O déficit público não foi corrigido, e a dívida pública assumiu uma trajetória ascendente. Assim, apesar da estabilização, uma série de dúvidas permanece na economia brasileira.Plano Real

No início dos anos 1990, o Brasil havia intensificado os processos de abertura ao exterior, de fomento às privatizações, de renegociação da dívida externa e de desregulamentação do mercado. A estabilização permanecia, no entanto, um desafio resistente às várias tentativas de eliminação da inflação. Em 1993, o ministro da Economia do governoItamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, implementou um plano econômico de estabilização conhecido como Plano Real, apoiado por uma equipe de economistas, em sua maioria oriundos da PUC-RJ, dentre os quais se incluem Gustavo Franco, Winston Fritsch, André Lara Resende, Edmar Bacha e Pérsio Arida.
A inflação brasileira possui um forte caráter inercial e o plano real parte desse diagnóstico.
Foramdois tipos de propostas pelos inercialistas: O choque heterodoxo, que se baseava num congelamento de preços e a reforma monetária, que simulava uma hiperinflação com o convívio de duas moedas, uma boa e uma ruim, onde a primeira substituindo a segunda ao longo do tempo. O plano real adotou a proposta da reforma monetária.
Em 1993 Fernando Henrique assume o Ministério da Fazenda e começa apreparar o novo plano de estabilização. Esse plano não incorreria nos erros do plano anterior. O plano seria adotado gradualmente, iria recorrer a substituição natural e haveria uma preocupação com correção dos desequilíbrios existentes na economia.
O plano real atacou o processo inflacionário em três fases. 1ª, ajuste fiscal, 2ª, unidade real de valor e 3ª, transformação de URV em R$.
O ajuste fiscalbaseava-se em 3 elementos principais: Corte de despesas, aumento dos impostos e diminuição das transferências do Governo Federal.
O primeiro ponto era a implementação do Plano de Ação Imediata (PAI), que visava cortar 7 bilhões em gastos de investimento pessoal.
O segundo, era a criação do IPMF, também conhecido como “Imposto do Cheque”.
O terceiro elemento do ajuste fiscal foi o Fundo Socialde Emergência (FSE), que seria alimentado de 15% da arrecadação de todos os impostos.
Essas medidas eram em caráter temporário, elas dariam um fôlego fiscal a economia, no entanto, elas eram uma solução definitiva.
Nesse prazo, o governo deveria fazer os ajustes necessários e deveria promover a transferência de obrigações para os estados e municípios que haviam sido favorecidos pelatransferência de recursos na constituição.
A segunda fase que se deu no final de 1994, correspondia a um novo sistema de indexação, que simulava os efeitos de uma hiperinflação. Para isso o governo criou a Unidade Real de Valor (URV), cujo o valor em cruzeiros seria corrigido diariamente. Seu valor era pário com o dólar ou seja seria a própria taxa de câmbio.
Vários preços foram sendo convertidos...
tracking img