Trabalho de meteorologia e climatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As características da Agropecuária

Atualmente, as atividades praticadas na zona rural já não são mais necessariamente pecuária e agricultura, algumas atividades têm modificado a configuração das relações de produção econômica no campo. Na área rural tem crescido alguns tipos de estabelecimentos como: Hotéis fazenda, spas, clínicas de repouso, clubes de pescas, ecoturismo etc.

Agrossistemas– Consolidam-se nos tipos de cultivo ou de criação que serão produzidas as espécies de plantas e/ou raças de animais, assim como as técnicas envolvidas na produção agrícola ou na pecuária, além de analisar o tamanho das propriedades rurais e o nível tecnológico.

Classificação dos Agrossistemas – As propriedades rurais são classificadas segundo o nível tecnológico aplicado na pecuária eagricultura, com isso os Agrossistemas podem ser:

1. Pecuária Tradicional: Criação de gado sem preocupação com a genética, com a saúde animal, com a qualidade das pastagens, os animais são criados soltos em grandes áreas sem receber maiores cuidados e com baixa produtividade.
2. Pecuária Moderna: E a criação a partir de cuidados com a genética, analisando as vantagens da criação de uma determinadaraça, utilização de medicamentos, além de acompanhamento de um veterinário.
3. Agricultura Tradicional: É o cultivo de uma determinada cultura sem utilização de defensivos agrícolas, as sementes não são selecionadas, não há correção de solo, as técnicas praticadas são rudimentares, como arado de tração animal, com produção baixa pela falta de modernização.
4. Agricultura Moderna: É o cultivointensivo, ou seja, alta produtividade em menos terras cultivadas, isso ocorre porque a produção é estruturada nas mais modernas técnicas e máquinas.
5. Plantations – São grandes propriedades rurais monocultoras, ou seja, cultivam uma única cultura com produção destinada à exportação
6. Agricultura Itinerante – Esse tipo de agricultura consiste no plantio de roças, onde o local cultivado équeimado ou retira-se a vegetação, os meios de produção são rudimentares, os solos geralmente são pobres; A produção da agricultura itinerante é voltada ao abastecimento do mercado local, mas a intenção principal é a subsistência.
7. Agricultura de Jardinagem – Praticado principalmente na rizicultura (plantio de arroz), essa prática tem ocorrido há vários séculos na Ásia.
8. Pastoreio Nômade –Consiste na produção extensiva da pecuária, os animais são levados a percorrer caminhos em busca de ares que ofereçam água e pastagens, essa locomoção é constante. A produção, geralmente muito baixa, é destinada à manutenção das famílias (subsistência) e o restante é comercializado no mercado.
9. Revolução Verde – A Revolução Verde foi uma evolução tecnológica que ocorreu no meio rural a partir dadécada de 60, foi possível devido ao incremento tecnológico que favoreceu a produção em grande escala. A intenção primordial no aumento de oferta de alimentos era de combater a fome, pensava-se que se a produção de alimentos ofertasse um grande excedente seria possível amenizar a problemática da fome.
10. Agribusiness – Agribusiness (do inglês, negócios agrícolas), que na prática significa“Agroindústrias”, é o termo utilizado para denominar a fusão da produção primária da Agricultura e pecuária com a indústria, onde ocorre o processamento ou industrialização dos produtos oriundos da Agropecuária.
11. Agrossistemas Alternativos – Representa uma forma de produção ecologicamente correta para amenizar os problemas sociais e ambientais. Nesse sistema, busca-se a eliminação de agrotóxico, que sãochamados de produção orgânica, atualmente o produto orgânico tem conseguido um valor mais elevado, o preço maior é devido à qualidade dos produtos, pois são mais saudáveis, não há adição de substâncias químicas. A produção alternativa pratica a policultura (cultivo de várias culturas). Os objetivos são alimentos saudáveis e equilibro ambiental, diminuição do êxodo rural e do desemprego. ...
tracking img