Climatologia dinamica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1) No “o problema da fonte” o autor discute os domínios da pesquisa em meteorologia analítica e a dinâmica. Qual ele defende para a geografia? Por quê? Justifique.

R A meteorologia Dinâmica, que estuda a mecânica geral e a termodinâmica da atmosfera. Desenvolveu-se particularmente depois de 1923. Ela oferece a vantagem de ser sintética, isto é, ela considera em bloco os estados do meioatmosférico: o tempo e as massas de ar. Ela está, pois está perfeitamente adaptado as necessidades dos geógrafos; pois que estes se interessam precisamente pelas combinações.

2) Quais as principais dificuldades para a geografia perseguir a climatologia dinâmica ou geográfica? Ele é importante para a geografia física? Justifique.

R A assimilação dos conhecimentos é difícil porque oinstrumento teórico não está bem codificado senão para os especialistas. As publicações francesas existem somente sob a forma de artigos esparsos ou de obras de vulgarização muito condensadas. Os tratados melhores são escritos em alemão, inglês ou russo. Freqüentemente estes tratados apresentam ainda materiais não elaborados utilizados pelos meteorologistas, mas não pelo geógrafo e os desenvolvimentosmatemáticos desagradam muito os leitores: Em suma; o geógrafo deve procurar laboriosamente sua documentação numa multidão de trabalhos concebidos principalmente por meteorologistas e destinados aos meteorologistas. E o método de utilização das fontes permanece por construir.

3) Estabeleça os motivos da meteorologia e da climatologia geográfica proposta por Pédelaborde.

R A Meteorologiafornece uma descrição viva do meio atmosférico, pois ela considera o tempo que é uma realidade. Ao contrário, a Meteorologia Descritiva tradicional, pelas exigências da análise, desarticula o tempo em elementos que perdem toda significação concreta no momento que são isolados.
A climatologia - é um dos ramos da Geografia Física: ela estuda as características da atmosfera em contato com a superfícieterrestre e a distribuição espacial destas características. Sua elaboração coloca, pois o problema preliminar que aparece desde que se aborde qualquer compartimento da geografia: o problema das relações com as outras ciências. Em nome da natureza dos fenômenos que abrange, a climatologia tira seus recursos essenciais da meteorologia. Certamente, ela se apóia também em outras ciências da GeografiaFísica (o relevo, a natureza dos solos, a hidrografia, exercem influências no clima) e na Geografia Biológica e Geografia Humana (influência do meio vegetal e das cidades). Mas a essência mesma dos fenômenos reside na atmosfera. É uma evidência impossível de não se reconhecer.

4) O que é tempo em climatologia? Cite exemplos de tipos de tempo em climatologia geográfica?
R O tempo emclimatologia é o conjunto de valores que em um dado momento e lugar caracterizam o estado atmosférico, são as características efêmeras e momentâneas, quer dizer estas variam muito ao longo de um período. Em climatologia um exemplo de tempo se refere a um período onde os elementos constitutivos permanecem sensivelmente idênticos exemplo tempo chuvoso um dia ou mais em que há o predomínio deprecipitações; outro exemplo de tempo em climatologia é o referente à passagem de uma massa de ar, a massa de ar caracterizada por sua origem, trajetória e suas propriedades dinâmicas permitem uma definição global de tempo.

5) Escreva na integra as duas definições de clima com seu – destaquem as observações positivas e negativas das duas observações?
R A definição de Julius Hann: O Clima é "o conjuntodos fenômenos meteorológicos que caracterizam o estado médio de atmosfera em um ponto da superfície terrestre".
Observações negativas: chamada de definição incompleta, abstrata, artificial, pois para outros autores não seria capaz de explicar todos os fenômenos climáticos.
Observações positivas: parece proporcionar o verdadeiro estudo do conjunto dos fenômenos e como o autor mesmo cita, este...
tracking img