trabalho de lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto






Traquéia
E
Brônquios




Tema: traquéia e brônquios
Profess; Regina Martins
Alunos: Gabriel fhelipe, Ale Anderson
Serie: 7° serie 8°ano




Vila Garça Branca, PedraPreta MT




O que é traquéia
A traquéia é um órgão tubular oco, com  cerca de 6 a 15 cm de  comprimento e 1,5 a 2 cm de diâmetro, no adulto, situando-se frente do esôfago. Começadiretamente após a laringe e desce pela parte central e anterior do pescoço, para terminar no peito, por trás da parte superior do esterno, onde se divide para formar os dois brônquios principais.O ponto de bifurcação da traquéia denomina-se Carina.
A traquéia é uma estrutura muito rígida nas suas porções anterior e lateral, pois o seu esqueleto é formado por cerca de quinze a vintecartilagens resistentes com a forma de ferradura, abertas na parte posterior, mas quase fechando por completo a circunferência do canal.
A parte posterior, membranosa, não é revestida pelasditas cartilagens e é basicamente formado por tecido conjuntivo e muscular, o que garante à traquéia certa flexibilidade, pois os espaços da parede que separam os vários anéis catilagíneos sãofundamentalmente constituídos por tecido conjuntivo rico em fibras elásticas. Além disso, o diâmetro do canal varia ligeiramente conforme o estado de contrato ou relaxamento dos músculos dasparedes, controlados de maneira involuntária e inconsciente pelo sistema nervoso autônomo, de modo a adaptar a passagem de ar às necessidades de cada momento. Deste modo, o comprimento e o diâmetroda traquéia variam ligeiramente em conformidade com os movimentos respiratórios.
O interior da traquéia é revestido por uma mucosa similar a que cobre a parede interna das restantes viasrespiratórias, formada por um epitélio composto por células ciliadas e célula caliciforme produtoras de muco. Além disso, na camada submucosa, existem inúmeras glândulas que também elaboram muco.
tracking img