Trabalho de lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – PRODUÇÃO DE TEXTO














COLORADO

2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITI












RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – PRODUÇÃO DE TEXTO

Relatório de Pesquisa apresentado como Atividade de Portfólio referente à DisciplinaPesquisa e Prática Profissional- Produção de Texto, no curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutor Presencial: Márcia Figueira
Centro Associado: Colorado









COLORADO

2011

SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO...................................................................................................... 04
2 DESENVOLVIMENTO .......................................................................................... 05
A LINGUAGEM E SUAS VARIAÇÕES; NORMA PADRÃO NA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA COM SEUS FATORES NA AVALIAÇÃO DA TEXTUALIDADE .............. 05
2.1 APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS................................................. 06
INFORMAÇÕES E DADOS COLETADOS NAINSTITUIÇÃO ESCOLAR PESQUISADA .......................................................................................................... 06
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................. 12
REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 131 INTRODUÇÃO



O presente relatório de Pesquisa e Prática Profissional – Produção de texto tem como objetivo demonstrar o que é linguagem e suas variações do ponto de vista da lingüística, o que é norma padrão, os pontos em comum e as diferenças entre as modalidades da linguagem oral e escrita, os fatores a serem considerados na avaliação da textualidade,importância que resultou após a aprendizagem em organizar textos e a maneira correta de como ensinar a escrever textos.
Para a realização desse trabalho utilizou-se o livro didático para fundamentação teórica e entrevistas com a pedagoga e professoras do estabelecimento de ensino.
Este relatório abordará uma breve caracterização da escola, bem como questões referentes à linguagem oral eescrita e os conhecimentos de cada professor em relação ao assunto abordado.




























2 DESENVOLVIMENTO



A LINGUAGEM E SUAS VARIAÇÕES; NORMA PADRÃO NA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA COM SEUS FATORES NA AVALIAÇÃO DA TEXTUALIDADE


A linguagem é um estabelecimento das relações sociais, uma construção e transmissão de valores culturais e a formaçãode consciência histórica, a qual enfatiza algumas variações lingüísticas, sendo elas, a linguagem e humanização, pois não se pode pensar o homem sem a linguagem e não se pode pensar em linguagem distanciada da vida, existindo além das linguagens verbais outros tipos de linguagens como os sinais usados pelos surdos, os sinais de transito, os gestos cotidianos, a fotografia, o cinema, a televisão, amúsica, a arquitetura, a pintura entre tantos outros, pois estes cumprem uma função representativa, apontando para significados exteriores à sua condição material.
A linguagem e sociedade onde as pessoas falam de acordo com suas identidades sociais, não existindo certo ou errado e sim diferenças.
A linguagem e cultura estão ligadas às formas de nos relacionarmos com o mundo em um processo deinteração caracterizando um produto cultural com valores culturais sendo mediada pela linguagem.
A linguagem e história apresentam variações se construindo e reconstruindo a todo o tempo, não é algo estático pronto e acabado, mas sim se refaz e se transforma incessantemente.
Desse modo entra cena a gramática normativa que procura apresentar a norma padrão sendo que esta é o conjunto de formas...
tracking img