Trabalho de Inovac a o vs Resultados Financeiros

2011 palavras 9 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAE

Professora Vanessa Ishikawa Rasoto

INOVAÇÃO x RESULTADOS FINANCEIROS

CURITIBA
2013
Sumári

RESUMO 2
INTRODUÇÃO 3
O FINANCIAMENTO DOS INVESTIMENTOS EM INOVAÇÃO. 4
O FINANCIAMENTO À INOVAÇÃO NO BRASIL. 4
CASE: 3M 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
BIBLIOGRAFIA 10

RESUMO
O presente trabalho busca apresentar uma reflexão sobre sistemas financeiros e a inovação, já que a mudança tecnológica e a inovação tem desempenhado um grande impulso no crescimento econômico de muitos países. Através deste trabalho buscamos trazer um breve entendimento do assunto já que o tema é tratado na literatura com certa lacuna a ser mais bem explorada principalmente na abordagem de Sistemas Nacionais de Inovação.

INTRODUÇÃO
A inovação vem sendo discutida desde o início do século XX, Joseph Schumpeter trouxe entendimento através de suas contribuições teóricas de que a inovação é fundamental para o ciclo econômico, para que assim a economia saia de um estado de equilíbrio e entre em um processo de expansão. Através de alguma inovação as condições prévias de equilibrio podem ser alteradas. A introdução de uma inovação no sistema econômico é chamada por Schumpeter de “ato empreendedor”, realizada pelo “empresário empreendedor”, visando a obtenção de lucro, que, segundo o autor, é o motor de toda a atividade empreendedora.
O Brasil faz parte de um conjunto de países que não possuem um sistema nacional de inovação maduro. O Professor Eduardo da Motta e Albuquerque afirma em seu artigo “Sistemas nacionais de inovação e desenvolvimento” que o Sistema Nacional de Inovação é:
“Um arranjo institucional que envolve múltiplos participantes: empresas, com seus laboratórios de P&D e suas redes de cooperação; universidades e institutos de pesquisa; instituições de ensino em geral; sistemas financeiros capazes de apoiar investimentos inovadores; sistemas legais; mecanismos mercantis e não-mercantis de seleção; governos; mecanismos e

Relacionados

  • Brekeven point
    5985 palavras | 24 páginas
  • Estudo Cultura E Economia Augusto Mateus
    47806 palavras | 192 páginas