Trabalho de humanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A tribo tem um papel fundamental na vida do povo africano, que a respeita acima de tudo. O conceito de família desse povo inclui os mortos. Após a morte, eles acreditam que o espírito continua próximo da tribo, para garantir a observância dos costumes. No conceito de família são incluídos, ainda, os não nascidos, os descendentes. É por esse motivo que, para eles, é dever doindivíduo dar continuidade à família, caracterizando insucesso pessoal morrer sem deixar filhos.
Outra tarefa importante é a manutenção do território da tribo, que passa de geração para geração, não existindo propriedade privada da terra.
O chefe tribal acumula as funções de líder político e juiz, e não raras vezes, também de sacerdote. O costume é o princípio basilar dasociedade tribal, existindo uma confusão entre política, religião, lei e moral. É função do chefe tribal manter a tradição, representando os deuses na Terra.
A transmissão das crenças tribais caracterizam-se pela oralidade, e a maioria das tribos acreditam num deus supremo, que concede a fertilidade e é criador de todas os seres vivos, e outros deuses e espíritos menores, que estão associados afenômenos naturais como o raio e o trovão, ou as grandes cachoeiras, por exemplo.
O culto aos antepassados é uma característica típica das religiões africanas. Acreditam que os mortos vivem como viviam enquanto vivos, mantendo, inclusive, o status social. O espírito de um pai de família, chefe de uma tribo, é considerado acima dos outros, como uma divindade nacional. Oferecem aosespíritos oferendas, como comida e bebida, que acreditam ser fundamental para que os espíritos permaneçam por perto. Em agradecimento, após a colheita, oferecem os melhores produtos aos espíritos, acompanhados de orações, cantos e danças.
Além dos chefes das tribos, estão presentes os curandeiros, adivinhos, oráculos, profetas e magos fazedores de chuva.RELIGÕES DA AFRICA

Estão distribuídas em mulçumanos, cristãos e a tradicionais. Com essa diversidade religiosa encontramos diversas práticas culturais, as danças, as comidas, as músicas, as roupas, etc.
Na África do sul, a minoria são os praticantes da religião tradicional, prevalece o cristianismo, islamismo e hinduísmo, do lado norte da África o que se sobre sai e ocristianismo e o islamismo.
As religiões primitivas se baseiam em mitos, lendas e tradições, essas práticas eram julgadas, como pessoas sem cultura, atrasadas, sem técnicas, sem Deus.
Os estudiosos justificaram atualmente as religiões primitivas por religiões tradicionais, reparando os erros do passado.
A religião tradicional até hoje não é muito bem entendida pelos estudiosos, uma vezque muita coisa não é explicada, essa religião trás um ritual que vão passando por várias fases até chegar a uma evolução de entendimento da crença.

Nas tribos Himba são praticantes de culto aos ancestrais, chamam seu Deus de Mukuru, usam o fogo para falar com seus ancestrais, acreditam que Mukuru criou o homem a mulher e o gado da mesma árvore.
O chefe da família tem afunção de manter o fogo ancestral e pedir proteção para sua família afastando todo mal que possa acontecer.
O Deus Mukuru controla a água, a terra, o clima, o gado e os ancestrais, o povo Himba acredita que se alguém da tribo ou o seu gado ficar doente e porque os ancestrais foram ofendidos.

As tribos Hamer vivem na Entiópia, um dos rituais mais importantes é a cerimôniado salto de touros. Os homens saltam sobre o touro completamente nus. No entanto, o risco é mínimo porque os touros são alinhados e mantido no lugar por outros homens. Depois de completar a cerimônia ele se torna um membro da “Maza”, ou homens mais velhos da sociedade Hamer.
Uma parte interessante da cerimônia é o açoitamento de parentes do sexo feminino do individuo submetido ao teste...
tracking img