Trabalho de historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Historia/Geografia
Cap. 3

Espirito Santo
O Espírito Santo abriga uma das maiores colônias italianas do Brasil. Os imigrantes foram atraídos para o Estado a fim de ocuparinicialmente a região das serras. Os imigrantes foram obrigados a enfrentar a mata virgem e foram abandonados pelo governo à própria sorte. A situação de miséria vivida por muitos colonos fez com que, em 1895, ogoverno italiano proibisse a emigração de seus cidadãos para o Espírito Santo.[31] De qualquer forma, a contribuição italiana para a cultura e economia do Estado foi de fundamental importância e,hoje, o Espírito Santo possui a maior porcentagem de ítalo-descendentes do Brasil, atualmente prósperos na Capital ou nas cidades do interior, onde mantêm as tradições seculares de seus antepassados.
Aimigração de fato de italianos para o Espírito Santo inicia-se com a Expedição Tabacchi, organizada por um fazendeiro norte-italiano, Pietro Tabacchi, que organizou um projeto de colonização em suapropriedade, Monte das Palmas, localizada nas imediações de Santa Cruz (atual município de Aracruz) em 1874. De acordo com o sociólogo italiano Renzo Grosselli essa expedição, composta por 386camponeses do Trentino (à época denominado de Tirol Italiano e sob o domínio austríaco) e do Vêneto, além de um padre e de um médico, inaugurou a imigração em massa de italianos para o Brasil. Esses imigrantesembarcaram no navio La Sofia, no porto de Gênova, em 3 de janeiro e finalmente chegam à baia de Vitória em 17 de fevereiro de 1874. O desembarque em terra dos primeiros passageiros imigrantesiniciou-se no dia 21 do mesmo mês. Diante desse importante fato histórico para os italianos no Brasil, essa data é hoje reconhecida como o Dia Nacional do Imigrante Italiano, um projeto de lei sancionadopelo Governo Brasileiro em 2008.
Devido ao isolamento de mais de um século, as colônias italianas do interior do Espírito Santo ainda mantêm costumes dos imigrantes e muitos dos descendentes ainda...
tracking img