Trabalho de gg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DIRIGIDO


GINASTICA GERAL





















SOROCABA
2012



















Nome: Marcos Paulo Souza Garcia
RA: 4251856277




ESTUDO DIRIGIDO



















SOROCABA
2012


ESTUDO DIRIGIDO


1 - Pensando no processo histórico da Ginástica no mundo. Cite o que foi o Movimento GinásticoEuropeu, quais países estavam envolvidos e suas contribuições para os dias atuais.

Resposta: O movimento Ginástico Europeu Ocorreu no século XIX e foi marcado pela imensa crença na ciência, colocando assim objetividade e neutralidade como valores que se espalharam pela sociedade e que conquistaram a confiança da população da época. Com o passar dos tempos foram aprimoradoscientificamente métodos de disciplina corporal e de trabalho com o corpo. Segundo material visto em aula o MGE tomou uma tendência Militarista, onde a EF além de fortalecer e tornar saudáveis os Militares e trabalhadores, tanto no fortalecimento e embelezamento para defender a nação, quanto corrigir e tornar saudáveis os corpos da população européia como um todo, era preciso fazer com que esses princípios setornassem valores a serem perpetuados. Sendo assim eles passaram a ser introduzidos na escola e por meio da imposição da ginástica, era possível que os alunos ficassem mais fortes, disciplinados, saudáveis, e ainda tomasse esse tipo de atividade física como prática contínua. Para tanto, foram desenvolvidos tipos de exercícios específicos para cada parte do corpo, onde, até os dias de hoje vemosmuito deste método bastante utilizado, tanto por profissionais da área em academias de musculação, quanto na área médica através de maquinas de tecnologias avançadas para aumentar a resistência e corrigir devidas posturas do ser humano. A grande finalidade deste MGE era a melhora da saúde da sociedade. Em um momento marcado pelos problemas sociais que resultaram da Revolução Industrial, associado ànecessidade de fortalecer o trabalhador para agüentar a alta carga de suas tarefas, o movimento fez com que se formassem grupos locais para a prática da ginástica.
O grande abrangimento de estilos de trabalho com ginástica na escola, segundo fontes de pesquisa foram propostos pela Suécia, Inglaterra, França, Dinamarca, Áustria,eAlemanha.
Historicamente o MGE tem contribuído nas diversasmodalidades como os Jogos, a Ginástica, as lutas, a dança, aos esportes, isso fica claro como conteúdos clássicos que permaneceram através do tempo transformando inúmeros de seus aspectos para se afirmar como elementos da cultura mundial. E como afirma VAGO,
A contribuição da Educação Física, neste caso, será a de colocar os alunos diante desse patrimônio da humanidade, que temsido chamado por alguns autores de "cultura física" (Betti, 1991), "cultura de movimento (Bracht, 1989) ou "cultura corporal" (Soares, Taffarel, Varjal, Castellani Filho, Escobar & Bracht, 1992)20.



2 - A ginástica geral tem características específicas que a diferencia das demais modalidades da ginástica. Descreva estas características separando-as por especificidades (físicas, sociais ementais).



Resposta: A GG é bastante diversificada, envolve diversos movimentos corporais, dentre eles a dança, jogos lutas entre outros. Ela tem como objetivo proporcionar bem estar físico, psíquico e social e não tem caráter competitivo.

Ela respeita a individualidade e a capacidade física de cada um incentivando o condicionamento físico.

A pratica se destina aqualquer individuo com condições de pratica-la independente do sexo e idade.

Pode utilizar ou não materiais e aparelhos esportivos bem como musicas e coreografias. Seus eventos proporcionam a demonstração da beleza e da estética.

3 – É sabido que a ginástica é estruturada a nível mundial e a nível nacional. Cite quais os órgãos responsáveis pela organização e coordenação das ginásticas...
tracking img