Trabalho de geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO MILITAR DE JUIZ DE FORA

PLANO DE AULA

PROFESSOR:
Cap Oliveira DISCIPLINA:
Geografia SÉRIE:
2ª ANO:
2008 BIMESTRE:
3º SEMANA:
22 AULA:
04
UNIDADE DIDÁTICA:
III – O ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO. TURMA DATA
201 11 Jul 08
ASSUNTO(S):
1. A modernização da agropecuária. 202 11 Jul 08
203 11 Jul 08
OJETIVOS:
a. Caracterizar o processo de modernização no espaço agráriobrasileiro.
b. Justificar o aparecimento das principais conseqüências dessa modernização.
DESENVOLVIMENTO T
1. Aula anterior: A expansão da fronteira agrícola em direção à Amazônia e a militarização da questão agrária (Projeto Integrado de Colonização e Projeto de Assentamento). Colonização por intermédio de grandes empresas.

2. Situação paradoxal: Brasil 5º maior país do planeta em extensãoterritorial, sem áreas anecúmenas e importador de alimentos.

3. No Brasil, duas instituições fornecem dados relativos à estrutura fundiária: o INCRA e o IBGE.

4. Os dados se referem aos imóveis rurais e são obtidos por meio de censo agropecuário.
5. Segundo o INCRA, é considerado imóvel rural “o imóvel de terra contínua que seja ou possa ser destinado à exploração agrícola, pecuária, extrativavegetal, florestal ou agroindustrial, independente de sua localização, na zona rural ou urbana do município”.

6. O IBGE realiza seu censo levando em conta não os proprietários, mas sim os estabelecimentos agropecuários. Segundo o IBGE, estabelecimento agropecuário corresponde a todo terreno de área contínua, independentemente do tamanho, formado de uma ou mais parcelas, subordinado a um únicoprodutor, onde se processa exploração agropecuária – ou seja, onde se verifica o cultivo do solo com culturas permanentes ou temporárias, incluindo-se o plantio de hortaliças e flores; criação, recriação, engorda de animais de grande e médio portes; criação de pequenos animais; silvicultura ou reflorestamento; extração de produtos vegetais, excluídos os quintais de residências e hortas domésticas.7. Exemplos da injusta estrutura fundiária do Brasil:

a. O número de imóveis rurais de até 10 hectares corresponde a 31,9% do total, no entanto, a área ocupada por eles é de apenas 1,3%.
b. O número de imóveis rurais com mais de 1.000 hectares corresponde a 1,6% do total, no entanto, a área ocupada por eles é de 53%. (figura 16.1, p. 204)

8. A concentração fundiária, segundo o IBGE, vemaumentando nas últimas décadas. A explicação se encontra na chamada fagocitose rural, onde propriedades maiores acabam englobando propriedades menores.


9. A SUBUTILIZAÇÃO DA TERRA.

a. O território brasileiro possui 8.514.046,79km² = 845,8 milhões de hectares (incluídos 55.457 km² de águas internas, como rios e lagos).

b. Desse total, 415,5 milhões de hectares se referem aos imóveisrurais no Brasil.

c. O restante, 430,3 milhões de hectares corresponde a terras públicas, pertencentes aos governos federal e estadual.


d. Segundo o INCRA, dos 3,5 milhões de imóveis rurais cadastrados (=415,5 milhões de hectares), 323 milhões de hectares são exploráveis – o que corresponde a 78%. Desse total, 249 milhões são explorados, sendo que quase 74 milhões de hectares (22%)representam áreas exploráveis não utilizadas. Esse total é distribuído da seguinte forma.

i. Região Norte – 50%
ii. Região Nordeste – 26%
iii. Região Centro-Oeste – 17,4 %
iv. Região Sul – 3,7%
v. Região Sudeste – 2,9%

e. Se todas as terras exploráveis fossem cultivadas, nossa produção agrícola poderia aumentar em quase 100%.

10. AGRICULTURA COMERCIAL VERSUS AGRICULTURA DE PRODUTOS ALIMENTARESa. Lavouras voltadas para a exportação, como soja, cacau, café e cana-de-açúcar ocupam cerca de 40% da área plantada no Brasil.
b. Lavouras voltadas para o mercado interno são relegadas a segundo plano no Brasil, devido a fatores como:
i. Passado colonial.
ii. Política econômica de priorização das exportações.

c. Aumento das áreas cultivadas entre 1974 e 2000 (produtos para exportação)...
tracking img