Trabalho de geografia 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]











Industrialização
Francesa















IFRJ-Paracambi

Turma: ELE 231.
Profº: Roberto.





Janeiro/2013
Industrialização Francesa


Esse trabalho irá abordar assuntos sobre: a industrialização francesa,quando teve seu início, quais motivos levaram a França a se industrializar, o motivo que Paris é chamada de parque industrial Francesentre outros.

Texto I

Sendo hoje a quarta maior economia do mundo, a França foi o segundo país a se industrializar. O rápido processo de industrialização teve início em meados do século XIX, depois da burguesia chegar ao poder, como resultado da Revolução Francesa. A França já contava com várias condições necessárias para a industrialização, mas foi basicamente o fator político que atrasou emrelação ao Reino Unido.

No fim do século XX, a França era a quarta nação industrial do mundo, depois dos Estados Unidos, Japão e Alemanha. O processo de forte industrialização tomou iniciativa, depois da segunda guerra mundial, com o apoio decisivo do governo, que também incentivou a fusão de pequenos grupos empresariais, o que resultou em maior concentração industrial do país.

Destacam-seno parque industrial francês as grandes montadoras de automóveis e aviões, as indústrias mecânicas, elétricas, químicas com grande concentração financeira e alimentícias geralmente situadas perto dos centros urbanos. A França também desenvolveu uma extraordinária tecnologia de ponta: informática, eletrônica e aeronáutica. Por ser o país uma potência militar, destaca-se também a indústria dearmamentos.

Hoje em dia a economia da França é a quinta nação mais rica do planeta em termos de PIB - nominal, atrás dos Estados Unidos, do Japão, da Alemanha, da China e à frente do Reino Unido, segundo projeções do FMI para 2009.

São de capital francês empresas como: Accor, Air France, Air Liquide, Alcatel, Alstom, Areva, Aventis, Axa, BNP Paribas, Bouygues, Carrefour, Champion, Citroen, Danone,EDF, Elf, FNAC, France Telecom, Leroy Merlin, Michelin, Peugeot, Renault, Saint-Gobain?, Suez, Thales, Thomson, Total e Vivendi, Michigan, (entre outros).

Por esse motivo, da enorme riqueza que faz da França uma das nações da "elite" mundial, podemos dizer sem dúvida alguma que a França é um dos países mais industrializados do mundo, seus produtos se espalham por lojas e casas de todo oplaneta. Um dos setores que movimentam a economia da França em grande escala, sem dúvida nenhuma, é o turismo, fazendo da França o país que mais recebe turistas por ano (70 milhões de visitantes), que depositam no país dezenas de bilhões de dólares. Alguns dos principais produtos exportados pela França são seus vinhos, perfumes e culinária.

A França possui um sistema de transportes muitodesenvolvido, com traçado radial que parte de Paris. A rede rodoviária é, junto com a belga, a mais densa da Europa. A rede ferroviária, cujo traçado é também radial, está nacionalizada e é administrada pela Société Nationale des Chemins de Fer (SNCF). A rede de canais navegáveis, iniciada no século XVII, tem em Paris seu porto principal e transporta carvão, petróleo e derivados, minérios e material deconstrução.
O tráfego marítimo também é intenso e destacam-se os portos de Marselha e Havre.
O transporte aéreo adquire cada vez maior importância, tanto nacional quanto internacionalmente. A Air France é a principal companhia aérea do país. Destacam-se os aeroportos Charles de Gaulle, Orly e Le Bourget, em Paris. O governo controla os serviços de rádio, televisão, telefonia e telegrafia."Localização industrial:
Logo no início da industrialização, as indústrias se localizavam em torno de regiões ricas em carvão, na região da Lorena, de Pás-de-Calais e do Norte. Atualmente a utilização do carvão vem sendo substituída pela energia elétrica, derivados do petróleo, energia hidráulica e energia nuclear. Até porque, as minas de carvão mineral estão quase esgotadas no Norte do país. A maior...
tracking img