Trabalho de fisica ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE FISICA II

UNIDADE I – FLUIDOS
UNIDADE II - OSCILAÇÕES
UNIDADE III - ONDAS

UNIDADE I - FLUÍDOS
Um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de cisalhamento, não importando o quão pequena possa ser essa tensão. Um subconjunto das fases da matéria, os fluidos incluem os líquidos, os gases, os plasmas e, de certa maneira, os sólidosplásticos
Os fluidos compartilham a propriedade de não resistir a deformação e apresentam a capacidade de fluir (também descrita como a habilidade de tomar a forma de seus recipientes). Estas propriedade são tipicamente em decorrência da sua incapacidade de suportar numa tensão de cisalhamento em equilíbrio estático. Enquanto em um sólido, a resistência é função da deformação, e um fluido aresistência é uma função da razão de deformação. Uma conseqüência deste comportamento é o Princípio de Pascal o qual caracteriza o importante papel da pressão na caracterização do estado fluido.

Em vez de se considerar as forças que atuam sobre cada partícula do fluido, preferimos introduzir o conceito de pressão. Assim, o objetivo do estudo do movimento é determinar a densidade e a velocidade do fluidoem cada ponto como resultado de pressões exercidas sobre ele.

Na Hidrostática estamos interessados nas condições de equilíbrio dos fluidos. Nesse caso admitiremos que a velocidade de cada ponto do fluido é zero.

Densidade

A densidade (ρ) é uma propriedade importante de um fluido. Ela é obtida como o quociente entre a quantidade de massa m e o volume v que essa quantidade ocupa.[pic]

Densidade relativa

Às vezes torna-se conveniente falar da densidade relativa de uma substância. A densidade relativa (ρr) é a razão entre a densidade da substância e a densidade da água:

[pic]

Peso específico

Define-se peso específico como a razão entre o peso da substância em módulo e o seu volume.

Portanto, o peso específico é o produto entre a densidade e a aceleração dagravidade.

[pic]

Pressão num fluído

Aplicar uma força num determinado ponto do fluido não provoca o seu movimento (ou de parte significativa dele). Para deslocarmos o fluido devemos "diluir" a força, aplicando-a sobre uma certa área do fluido, distribuindo a sua ação. Essa distribuição da força numa área A é o que denominamos pressão. A pressão é definida como a razão entre o módulo da forçaperpendicular à superfície e a área sobre a qual vamos aplicá-la:

[pic]

Por exemplo, quando aplicamos num cilindro uma força (com a mão) de 10N sobre uma área de 20 cm2, a pressão será:

[pic]

A pressão é uma grandeza escalar. A força é uma grandeza vetorial , mas a pressão está relacionada ao módulo da força que age perpendicularmente à superfície.

Pressão atmosférica

É um fatomuito conhecido, por parte dos mergulhadores, que à medida que mergulhamos mais fundo no mar a pressão aumenta. Qualquer objeto imerso num fluido fica submetido a uma pressão e essa pressão aumenta na medida em que o submergimos buscando profundidades maiores.

Os seres vivos na superfície da Terra (bem como os inanimados) experimentam uma pressão. Essa pressão decorre do fato de estarmossubmersos dentro de um fluido que é uma mistura de gases. Essa mistura de gases que envolve a Terra é a sua atmosfera. Por isso, a pressão desse fluido é conhecida como pressão atmosférica.

A pressão atmosférica na superfície da Terra, isto é, ao nível do mar, é conhecida experimentalmente e seu valor é de 101,325 quilopascais.

[pic]

À medida que atingimos altitudes maiores, a partir do níveldo mar, a pressão atmosférica se reduz. Esse fato é muito conhecido dos alpinistas e pára-quedistas.

Diferença de pressão num fluído

É fácil entender por que a pressão varia com a profundidade num fluido. A pressão varia como resultado da força peso (por unidade de área) exercida pela parte do fluido que está acima. À medida que mergulhamos aumentamos a quantidade de fluido acima de nós...
tracking img