Trabalho de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
No curso DE SERVIço social
CLAUDETE FERREIRA DOS SANTOS DE OLIVEIRA
MARIA APARECIDA CARDOSO MOREIRA
MARIA ELIZA VERSARI DE ALMEIDA
SOELI WINTER KRAUSE

INCLUSÃO DIGITAL

Alta Floresta
2010

CLAUDETE FERREIRA DOS SANTOS DE OLIVEIRA
MARIA APARECIDA CARDOSO MOREIRA
MARIA ELIZA VERSARI DE ALMEIDA
SOELI WINTER KRAUSE

INCLUSÃO DIGITALTrabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná 2° semestre, para a disciplina de Filosofia. Professora: Marcia Bastos de Almeida.

Alta Floresta
2010
SUMARIO

INTRODUÇÃO 4

INCLUSAO DIGITAL 5

ANALFABETO DIGITAL 5

PROGRAMAS DE INCLUSAO DIGITAL 6

CONCLUSÃO 8

REFERENCIAS 9


INTRODUÇÃO

No Brasil e no mundo existeminúmeros grupos, ONGs que se dedicam a inclusão digital. Esse avanço é primordial para a informação em tempo real no mundo globalizado.
Na sociedade da informação, ambiente globalizado baseado em comunicação, informação, conhecimento e aprendizagem, o papel da disseminação da informação torna-se fundamental para as tecnologias, trazem a possibilidade de democratização e universalização.
Informação comgrande potencialidade para diminuir a exclusão social, embora paradoxalmente tenha produzido, nos países não desenvolvidos, um novo tipo de exclusão, a digital. No Brasil, a exclusão digital é um problema social e político, pois é decorrente da escassez de recursos devido à péssima distribuição de renda no país.
O analfabetismo digital é um grande fator de exclusão, que resulta em sériasimplicações sociais, políticas, jurídicas e econômicas. Antes se falava que aquele que não fosse devidamente alfabetizado, que não conseguisse interpretar e compreender um texto, estava marginalizado, estigmatizado. Com esteio nesta assertiva, essa tal pessoa não teria sua cidadania exercida plenamente, estando, pois, fadada inexoravelmente a um destino sem perspectivas, restando-lhe somente subempregos.INCLUSÃO DIGITAL

Iinclusão digital é a democratização do acesso às tecnologias da informaçao, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. e também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aqueleque usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida. a inclusão digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet e necessario saber o que fazer com essas ferramentas.

ANALFABETO DIGITAL

Com a modernidade, surgiu outrotipo de analfabetos, isto é, os analfabetos digitais. Analfabeto digital é aquela pessoa que já reconhece o computador como uma máquina diferenciada de outros aparelhos, mas não sabe utilizar seus recursos, é a pessoa que não consegue entender o valor daquilo que aparece debaixo do cursor do seu mouse, é aquele que precisa ir ao banco todo mês para retirar seus proventos sociais e extratos doPIS, do FGTS, lidar com cartões magnéticos, senhas, etc.
Analfabeto digital denomina aquele que é incapaz de obter informações por meios da informática, ligadas à era digital, como a internet ou qualquer outro meio ligado a computadores. Tipo de analfabetismo contemporâneo bastante comum em regiões que não possuem eletricidade e/ou suporte à rede mundial de computadores, porém há o caso opcional dedesinteresse pela máquina por algumas pessoas que contam com fontes mais tradicionais de informação. Nas próximas décadas, espera-se uma expansão digital em todos os setores econômicos e culturais do globo, podendo causar exclusão social daqueles que não estão aptos a interagir com a informação.
Em todo o mundo, a modernização das sociedades, o desenvolvimento tecnológico, a ampliação da...
tracking img