Resenha: “os impasses da ambiguidade”-jean- claude bernardet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA.
TEXTO: “Os impasses da ambiguidade”
AUTOR: Jean- Claude Bernardet..

O texto de Jean-Claude Bernardet relata o período do cinema novo brasileiro, o qual podemos dizer que possui carácterantropofágico, pois busca voltar às raízes do cinema velho, porém apropia-se do formato do cinema americano, utilizando-se de características culturais brasileiras, buscando uma linguagem nova, ondeo sertão nordestino passa a ser usado como marca de um Brasil genuíno e profundo.
No decorrer do texto o autor relaciona diversos filmes como Vidas Secas, Deus e o Diabo na terra do sol, Bahia detodos os Santos (...), para descrever a real situação do homem na sociedade brasileira, o esforço para manter sua existência, seus conflitos políticos, sociais, religiosos e internos.
As históriaspossuem ênfase no homem como chefe de família, a mulher como dona de casa, os filhos ajudando nos afazeres agrários, a seca que castiga e possui papel decisivo para a migração da família em rumo a uma vidamelhor, que muitas vezes é enfeitiçada por promessas milagrosas dos movimentos messiânicos; culminando na revolta dos oprimidos diante uma sociedade que não se satisfaz em tirar todos os direitos quea constituição concede ao homem, mas pretende também diminuí-lo fisicamente, aplicando ataques militares, massacres injustos e desiguais para reprimi-lo.
Em Deus e o Diabo na terra do sol, deGlauber Rocha, o personagem Antônio das Mortes tem papel político positivo, pois torna possível a luta de Manoel, o sertanejo que revoltado, mata o patrão que o roubou. Lutando contra a seca do sertão efugindo da represaria dos fazendeiros, segue sem rumo, com sua esposa pelo sertão até associar-se inicialmente ao beato fanático Sebastião, que promete um lugar imaginário, onde o deserto vira mar e quecorrem rios de leite, baseado nas ideologias de Antônio Conselheiro em Canudos. Depois, associando-se ao cangaceiro Corisco, vive um momento de violência e destruição.
Nos dois casos Manuel vive...
tracking img