Trabalho de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia política
--_._-------------------_._._"O melhor Estado é /' aquele em que os homens vivem harmoniosamente, vivem uma' vida propriamente humana."
Espinosa

--------_._--_._--------------_._--_

..

_------

-----------_._---------_._-_._-----_._--

---------_._---_._-------------------_._--------L-. . . _

"Faça, o Príncipe, tudo para alcançar e manter o poder. Os meios deque se valer serão sempre julgados honrosos. "
Maquiavel

Numa demonstração de poder, aviões nazistas aliados a Franco (ditador espanhol) bombardearam, no dia 26 de abril de 1937, o povoado de Biscaia, no vale de Guernica, na Espanha. Era dia de feira-livre e a praça estava cheia. Morreram mais de 1.600 pessoas e centenas ficaram feridas. Guernica (1937) - Pablo Picasso.

-----_ ..-------_.-- ----

--------------

=
2651
Capítulo 14 Filosofia política

POLíTICA E PODER

O estudo do domínio social
termo política vem do grego polis C'cidade-Estado'') e designa, desde a Antigüidade, o campo da atividade humana que se refere à cidade, ao Estado, à administração püblica e ao conjunto dos cidadãos. Os vínculos entre política e filosofia remontam à própria origem dopensamento filosófico. Vimos no Capítulo 5 que o desenvolvimento da pólis e o nascimento da .filosofia são fenômenos interligados. Quando Aristóteles definiu o homem como animal político é porque, na sua concepção, a própria razão é, essencialmente, política. Disso resulta que a filosofia (a razão grega) é filha da polís1. A filosofia política pode ser definida como o campo de reflexão filosófica que,historicamente, se ocupou do fenômeno político e das características que o distinguem dos demais fenômenos sociais, analisando as instituições e práticas das sociedades políticas existentes e conjecturando sobre a melhor maneira de se construir as sociedades futuras. Integra a temática básica da filosofia política as reflexões em torno do poder, do Estado, dos regimes políticos e formas de governo,da participação dos cidadãos na vida pública, da liberdade, entre outros temas.

o

Para Aristóteles, a política era uma continuação da ética, só que aplicada à vida pública. Assim, depois de refletir sobre o modo de vida que conduz à felicidade humana em Ética a Nicômaco, Aristóteles investigou em Política as instituições públicas e as formas de governo capazes de propiciar uma melhormaneira de viver em sociedade. Aristóteles considerava essa investigação fundamental, pois, para ele. a cidade (a pólis) é uma criação natural e o homem também é, por natureza, um animal social e político.' O conceito grego de política como esfera de realização do bem comum se tornou um conceito clássico e permanece até nossos dias, mesmo que seja como um ideal a ser alcançado. No entanto, conformeassinalou o filósofo político italiano Norberto Bobbio, o conceito moderno de política está estreitamente ligado ao de poder. Essa ligação é enfatizada na célebre definição dada por Harold Dwight Lasswell e Abraham Kaplan: "Política é o processo de formação, distribuição e exercício do poder".

o fenômeno

do poder

Conceito antigo e moderno de política
A obra de Aristóteles intituladaPolítica é considerada um dos primeiros tratados sistemáticos sobre a arte e a ciência de governar a pólis e, portanto, da filosofia política. Foi devido, em grande medida, a essa obra clássica que o termo política se firmou nas línguas ocidentais.

Sendo o poder um tema central da discussão política moderna e contemporânea, os estudos nessa área geralmente se iniciam com uma análise do fenõmeno dopoder. Vejamos então o que é poder. A palavra poder vem do latim potere, posse, "poder, ser capaz de". Refere-se basicamente à faculdade, capacidade, força ou recurso para produzir certos efeitos. Assim, dizemos: o poder da palavra, o poder do remédio, o poder da polícia, o poder da imprensa, o poder do presidente. Por isso, com base no sentido etimológico da palavra, o filósofo Bertrand Russell...
tracking img