Trabalho de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os conteúdos ministrados nesta aula demonstram sua aplicabilidade prática e teórica quando:
·    Colaboram na compreensão dos filósofos que ofereceram interessantes contribuições à filosofiaJurídica.
 
O aluno deverá consultar seu material didático a fim de responder ao seguinte caso concreto:
 
Caso 1 – Autonomia pública: a solidariedade e o bem comum
O assunto de que trata a notíciaabaixo é considerado um dos mais polêmicos da contemporaneidade. Independentemente da sua controvérsia específica outra questão por ele suscitada é sobre a possibilidade de que alguns direitos venha ater reconhecida sua universalidade ou, ao contrário, se a definição de direitos, mesmo aqueles considerados humanos, devam ter sua fundamentalidade aferida   a partir das especificidades culturais decada sociedade. Leia o texto  disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft1604200704.htm, e responda as questões formuladas.
Direitos humanos dividem islâmicos
Em conferência deintelectuais, universalidade do conceito provoca cisão; para alguns, defesa do tema encobre intervenção ocidental . Pensadores questionam uso de critérios díspares sobre o que é respeitar direitos;relativização do conceito não é encampada por todos.  UIRÁ MACHADO ENVIADO ESPECIAL A AMÃ
A idéia de universalidade dos direitos humanos é a premissa da 15ª Conferência da Academia da Latinidade, que está sendorealizada em Amã (Jordânia) entre os dias 14 e 17 deste mês. A proposta era debater, a partir dessa noção universal, as possibilidades de diálogo entre o Ocidente e o islã. Porém é a premissa do eventoque acabou sendo debatida. Os 31 intelectuais reunidos ainda não chegaram a um consenso – nem parece que chegarão. As divergências são complexas. Vão da existência de valores universais à manipulaçãodesses valores para fins de colonização, passando pela incompatibilidade do islã com os direitos humanos universais.”
No debate, Alain Touraine, filósofo e sociólogo francês, usa uma analogia:...
tracking img