Trabalho de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de filosofia

MORAL E ÉTICA

Sumario:
*Moral e sua relação entre atividades humanas................................I
*Moral .......................................................II
*Sua atuação na formação do indivíduo.......................................II.A
*Ética na administração das empresas..............................................III.I- Sabemos que existe uma grande relação entre moral e ética, porem há uma diferença, porque quando falamos de moral não podemos centralizar atos, costumes ou normas como uma atividade autônoma, porque é uma realidade que não depende de um ser único ou individual e sim de atitudes e decisões tomadas que envolvem códigos morais”, sejam eles religiosos profissionais ou de qualquer outranatureza. São códigos que determinam as normas para viver bem, para exercer a profissão ou que abrigam à prática de atitudes sob condição de punição caso haja transgressão, mas que não levam necessariamente o indivíduo á reflexão ou à questão de saber “por que” age ou deve agir assim. Aqui não temos uma preocupação com o fundamento da ação, mas com a determinação desta de forma heterônoma, ou seja,externa ao indivíduo e não de maneira egocêntrica ou autônoma.
Com base em sua classificação dos tipos de conhecimento, Locke diz que as certezas provenientes da matemática e a moral são indubitáveis e evidentes, pois são alcançáveis pelo raciocínio com ideias presentes na mente humana, enquanto as ciências empíricas, como a física, que necessitam de uma verificação e confronto com a realidadesensível, não configuram verdades universais. A teoria do conhecimento locke ana influenciou os filósofos iluministas, Kant e os positivistas lógicos, entre outros.
II- Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anteriora própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.
A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamentos, isto é, surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos. A Ética teria surgido com Sócrates, pois se exigi maior grau de cultura.Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência. Vásquez (1998) aponta que a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis.
“A moral é umponto de vista. Para os conservadores reaccionarios, ella está na apparencia apenas. Isto é, admittem que o individuo pratique toda ordem de immoralidade, contanto que apparente muita seriedade, e muito respeito ao codigo moral burguez... Para os utilitaristas, todo homem rico é moral. Um usurario explora a propria mulher. Um opportunista vende a filha. Para o conquistador, a mulher do proximo é amelhor presa. Os que exploram mulheres, acham que o seu ramo de trabalho é honestissimo. Honrado e moralissimo é explorar o semelhante, diz o industrial. E, no entanto, essa gente córa quando ouve um palavrão, que não lhe é em absoluto estranho. Esta categoria de moralistas é a mais intencional de todas”(Almanaque-folha online).

II.A- Atuação na formção do individuo:Se dar portanto atrvez devalor relativo ou absoluto da conduta humana dentro de um espaço de tempo. Também pode ser considerado como tudo aquilo que promove o homem de uma forma integral e integrada. Integral significa a plena realização do homem, e integrada, o condicionamento a idêntico interesse do próximo. Dentro desta concepção constitui-se como um bem o que não comprometa o desenvolvimento integral do homem e nem...
tracking img