Trabalho de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SÃO MARCOS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO ECONOMIA INTERNACIONAL

Tema: O Brasil no Cenário Internacional

Índice

1. Brasil x China: pequenas empresas são as maisatingidas pela importação de produtos chineses

2. O Brasil que queremos ter depende da indústria que precisaremos ter

1. Brasil x China: pequenas empresas são as mais atingidas pela importação deprodutos chineses
A pesquisa Sondagem Especial China, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), na quinta-feira (3 de fevereiro), mostra que 45% das indústrias brasileiras quecompetem com empresas chinesas perderam participação no mercado interno em 2010 e que uma em cada quatro sofre reflexos dessa concorrência (28%), sendo o grupo das pequenas empresas o mais atingido. Já ossegmentos mais afetados pela presença da China no mercado brasileiro são o de material eletrônico e de comunicação, têxteis, equipamentos hospitalares e de precisão, calçados e máquinas e equipamentos.No caso de material eletrônico e de comunicação, a disputa fica ainda mais intensa, atingindo mais de 70% das empresas desses setores.

A disputa não fica só no Brasil, tratando-se do mercadoexterno, a disputa fica ainda mais intensa. Os dados mostram que 52% das empresas brasileiras exportadoras competem com produtos chineses no mercado externo.

Um dado animador é que 50% das empresasindustriais brasileiras já definiram uma estratégia para enfrentar a competição com produtos chineses, dentre elas, investir em design e qualidade dos produtos, bem como redução de custos e ganho deprodutividade.

2. O Brasil que queremos ter depende da indústria que precisaremos ter
A frase citada no estudo “A Indústria e o Brasil – Uma agenda para crescer mais e melhor”, elaborado pelaConfederação Nacional da Indústria – CNI, mostra a importância da indústria para o fortalecimento e crescimento econômico de uma nação. No Brasil, a indústria representa quase ¼ da economia. Um em cada quatro...
tracking img