Trabalho de filosofia mito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Ciências e Tecnologias do Maranhão – FACEMA

Curso: Serviço Social Período: 1°

Dayana Cristina, Denise Carrias, Jordânia Costa, Lorena Souza.

Disciplina: Introdução aFilosofia

Professora: Benigna











A Passagem do Mito para Filosofia.

















Caxias – MA

28\02\2013Após a abordagem da passagem do mito para a filosofia, produza um texto dissertativo que aponte os seguintes elementos: conceito e características do mito, conceito de filosofia,processo de reflexão e filosofia e o papel do filósofo.



















Caxias – MA

28\02\2013













Do Mito à Filosofia



Na Grécia Antiga,para tudo havia uma boa explicação, seja para acontecimentos cotidianos, seja para os fenômenos naturais. Naquela época nada ficava sem resposta; estas explicações marcaram a primeira forma de adquirirconhecimento, pautada nas crenças de cada tribo, sempre fantasiosas, ingênuas, alegóricas, intuitivas, sem cunho cientifico, porém inquestionáveis, mito.

Por muito tempo o mito situou o homemno mundo de forma absoluta, a insegurança e o medo eram afugentados por meio deles, logo essas histórias ganhavam credibilidade por serem narradas por pessoas mais velhas da sociedade e seuspersonagens principais eram os deuses do Olimpo.

O martelo de Thor, que seu pai Odin, o deus supremo, o presenteou era sagrado e poderoso para criar tempestades, furações e raios. O roubo do martelo deThor implicou na escassez da chuva. Assim o mito explicava os fenômenos naturais.

O pensamento mítico envolve e relaciona elementos fazendo com que eles hajam entre si. Depois, ele organiza arealidade, dando um sentido metafórico às coisas, aos fatos. Em terceiro plano, ele cria relações entre os seres humanos e naturais, mantendo seus mistérios que necessitam ser desvendados. O mito...
tracking img