Trabalho De FHTMA 4

462 palavras 2 páginas
1-Correlacione as etapas históricas da profissão com as correntes teóricas – metodológica.
O surgimento histórico da profissão de serviço social ocorreu na Europa por meio de doutrinas conservadora da igreja católica com base no pensamento filosófico de são Tomás de Aquino, o que se caracterizou por tomismo e neotomismo. A igreja realizou através das encíclicas Rerum Novarum do papa Leão Xll, 1891. Uma proposta de atendimento aos problemas sócias da época através de Ação social, onde este movimento recrutou pessoas dedicadas à causa, do qual tinham o seguinte objetivo: solidariedade, moralização e a própria cristianização. Mas foi no Quadragésimo Anno do Papa Pio XI, no aniversario dos 40 anos da Rerum Novarum que aconteceu a mudança pelo qual se deu um período de renovação dando inicio a docência e expansão da Ação social.
A modernização alcança a sociedade, o mesmo também ocorre com o serviço social ,No brasil a partir dos anos 40 o país passava por mudança de agricula - comercial sob controle oligárquico para agricula- industrial surgindo assim novas relações capital e trabalho já que este era um governo ditatorial, gerava tensões, é neste período Getúlio Vargas reconhece o curso, para obtenção de regularidade social, através do contato com o modelo do serviço social norteamericano do qual se baseava na proposta de uma união entre ideologia cristã e teorias sociais positivista, envolvendo as ciências sociais para formação, técnica cientifica no trabalho, e padrões de eficiência nas instituições burocrática .sendo adotado também nova perspectiva de metodologia funcionalista na ação da atividade institucionais.
Os anos 60 /70 o serviço social ainda continuava no longo silencio até o seminário de Araxá em Teresópolis onde se debateu um movimento de Reconceituação das teorias, ou seja, faz uma critica da pratica institucionais e tenta dar uma nova proposta social, uma mediação qualificada com enfretamento das mazelas da sociedade, se apropriou de uma

Relacionados