O Livro Pin Quio S Avessas

500 palavras 2 páginas
O livro Pinóquio às avessas, de Rubem Alves, mostra de um modo descontraído, mas critico e muito bem ilustrado por Mauricio de Souza, a Educação Tradicional, que muitos de nós vivemos no passado, e que hoje, ainda estão presentes no nosso sistema educacional, onde a escola tem como o único objetivo: preparar a criança hoje, para se tornar um adulto amanha.
Comparações do Livro com a Abordagem Tradicional:
Homem: Define no começo da narrativa onde o pai de Felipe fala da importância da escola, onde as crianças entram como “bonecos de madeira” e saem como adultos responsáveis.
Mundo, social/cultura: Felipe antes de ir para a escola sabia muitas coisas, como os nomes dos passarinhos, jogar gude, nadar, empinar pipa, fazer limonada, montar quebra- cabeça... mas como se seu pai lhe disse, tudo que ele sabia, na escola não valeria de nada, só era importante saber o que o professor tivesse passado, para que possa tirar notas boas, e passar de ano.
Conhecimento: Foi quando Felipe descobriu que a direção certa era olhar para os professores, assim começou a prestar atenção nas aulas.
Educação: Foi quando Felipe conheceu a professora de português que lhe explicou que na escola se aprende um programa, e que nesse programa ele tinha que aprender o que estava preparado para ele, não, as suas curiosidades de criança.
Escola: Define o cotidiano de Felipe, onde crianças tinham que ficar em filas, separadas por idades, quietas, esperando a ordem do professor.
Ensino-Aprendizagem: É quando Felipe começa a ir para escola e começa a se acostumar com as aulas, professores e se adaptar dentro da sala de aula.
Professor-aluno: Na narrativa mostra bem definido esse processo de que as decisões são do professor, quando Felipe quer tirar suas duvidas sobre pássaros e a professora o repreende dizendo que naquela aula ela só lhe ensinaria português.
Metodologia: Esse ponto na narrativa se mostra quando Felipe se da conta que deve prestar a atenção somente nas aulas que lhe são imposto,

Relacionados

  • Artes cênicas
    117786 palavras | 472 páginas