Trabalho de estampos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Avenida Maracanã, 229, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ - CEP 202270 - 110 Departamento de Engenharia Mecânica - Departamento de Ensino Superior

PROJETO DE UMA FERRAMENTA DE CORTE COM PUNÇÃO E MATRIZ

ALUNOS:

Albert Fochi Nogueira, Bruno Moreira Martins, Diego Meireles Lopes, Caio Teutelroit, Felipe Ramos Land, Saulo José deMelo, Thiago Curvo.
CURSO:

Engenharia Mecânica.
DISCIPLINA:

Projeto de Ferramentas.
PROFESSOR:

José Paulo Vogel.

Rio de Janeiro, 25 de Junho de 2010.

RESUMO

Projetar o ferramental completo para produzir 1.000.000 peças conforme “croqui” sorteado em sala de aula. O croqui da peça não estava parametrizado, portanto, o grupo utilizou software de simulação SOLIDWORKS para corrigir aspossíveis dicotomias existentes. O trabalho apresenta:

• Custo do ferramental; • Custo de cada peça; • Custo total; • Desenhos completos, inclusive de conjunto, com tolerâncias e ajustes conforme norma ABNT;

Características:

• Peça em chapa de aço ABNT A 36 laminada à frio com dimensões 2000 x 1000 x 1,0 mm; • O ferramental (punção e matriz) deverá ser retificado a cada 50.000 peçasproduzidas, com remoção de 0,15 a 0,3 mm a cada retificação; • Índice aceitável de refugo – 10%;

INTRODUÇÃO

Estampagem é o conjunto de operações com as quais sem produzir cavaco, submetemos uma chapa plana a uma ou mais transformações com finalidade de obtermos peças com geometrias próprias, através da deformação plástica do metal.

(GALERA TEM QUE MELHORAR ESSE BLA BLA BLA INTRODUTÓRIO)Operações de corte Corte - Quando há separação total do material Entalhe - Quando há corte sem separação total. Puncionamento - É a obtenção de figuras geométricas por meio de punção e matriz por impacto Recorte - É a operação de corte realizada pela segunda vez Transpasse - É a operação de corte associada à operação de deformação em chapas muito finas

Operações de deformação Dobramento - É amudança de direção da orientação do material Repuxo - de peças ocas a partir de chapas ou placas planas devido à penetração do material na matriz Extrusão - Deformação do material devido a esforços de compressão (Ex. vasos de pressão) Cunhagem - de figuras em alto ou baixo relevo através de amassamento do material (ex. Moedas)

Características das Chapas Para efetuar as distintas operações a queestá sujeito o metal e, principalmente o repuxo, é necessário que este seja homogêneo, maleável, dúctil, com grão suficientemente fino e com um bom acabamento superficial, Dentre os aços estruturais existentes atualmente, o mais utilizado e conhecido é o ASTM A36, que é classificado como um aço carbono de média resistência mecânica.

As chapas de aço A 36 caracterizam-se por: (COLOCAR ASCARACTERÍSITICAS) a) b) c) d) e) sua resistência à ruptura seu limite de elasticidade seu alongamento em %; sua dureza superficial (Brinel-Rockwell) sua profundidade de embutido (Ericksen-Guilery)

Prensas Para se escolher uma prensa para uma determinada operação, devemos conhecer as características das prensas de que dispõe. Para um trabalho a se realizar devem ser determinados: 1) 2) 3) 4) 5) Forçanecessária; Trabalho necessário; Dimensões da Ferramenta; Percurso de trabalho; Modo de trabalho.

Dispositivos de Proteção As prensas são máquinas perigosas para as mãos dos operadores, por esta razão são empregados diversos dispositivos para que se aumente a segurança, no trabalho. Uma das mais simples é que se obrigue a utilizar as duas mãos para o comando, o que evita que o operário deixeuma das mãos debaixo do cabeçote (bi-manual). Nas grandes prensas, manejadas por vários operadores, dispositivos elétricos no comando obrigamlhes a utilizar as mãos na manobra. Algumas prensas têm uma pantalha protetora, a qual deve ser descida, a fim de acionar a máquina. Este movimento força o operário a retirar as mãos da zona perigosa. Modelos de algumas máquinas:

CÁLCULO DA ÁREA DA PEÇA A...
tracking img