Trabalho de ensino relifioso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CELF- CENTRO EDUCACIONAL
“ADEVALNI AZEVEDO”

Marlene Chaves dos Santos Ohnesorge

ENSINO RELIGIOSO

PCNER- PÂRAMETROS CURRICULARES NACIONAIS E ENSINO RELIGIOSO

VITÓRIA- ES
2012
2
Marlene Chaves dos Santos Ohnesorge

ENSINO RELIGIOSO: PCNER- PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E ENSINO RELIGIOSO

Trabalho apresentado ao CELF- Centro Educacional “Adevalni Azevedo” como requisitofinal de avaliação do curso de Ensino Religioso. Orientado por Rosane Rocha.

VITÓRIA – ES

2012

3
SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO......................................................4
2- DESENVOLVIMENTO..........................................5
3- CONCLUSÃO.......................................................15
4- REFERÊNCIAS.....................................................164
INTRODUÇÃO

O ensino religioso está presente na escola pública brasileira há bastante tempo. Desde a colonização do Brasil, praticamente, cinco séculos e da proclamação da república em 1889, quando Estado e Igreja foram separados, o tema sobre o ensino religioso, tem despertado polemicas. Essas polemicas tem sido sustentadas pela Igreja Católica que desde então, vem lutando pela manutençãodessa disciplina na escola publica, usando como argumentos os valores e a tradição. E por outro lado, segmentos da sociedade, geralmente representados por professores que defendem os ideais republicanos da escola laica, defendem a tese da que presença do Ensino Religioso na escola publica constitui subvenção da Igreja pelo Estado.
Atualmente, o interesse pelo tema foi despertado a partir dodebate que se instalou após a promulgação da lei de Diretrizes e Bases da educação nacional (LDBEN) 9.394 de 20 de dezembro de 1986. Sete meses de promulgada, ela foi alterada no seu artigo 33, que versa sobre o Ensino Religioso, o qual passou a ser definido como disciplina de caráter científico e constante da grade curricular do ensino básico brasileiro.
O novo modelo proposto para o EnsinoReligioso, embora sua concepção tenha sofrido alterações, como cristianização e manutenção da religião católica, com caráter explicitamente catequético e mais tarde como modelo ecumênicas, através do dialogo entre as identidade pedagógica para o Ensino Religioso que tem como pressuposto fundamental a formação básica do cidadão. A construção desse componente curricular se encontra organizada nos PCNER(2000) e o configura como área de conhecimento, atribuindo um caráter pedagógico, como o de qualquer outra disciplina do currículo básico da educação brasileira.

5

DESENVOLVIMENTO:

O PCNER - Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Religioso é um documento elaborado com o objetivo de sustentar a substituição do artigo 33 da Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional Brasileira queversa sobre o Ensino Religioso de uma proposta inovadora para o Ensino Religioso que tem como principal característica a mudança do Ensino Religioso do campo religioso para o campo secular, apresentada como modalidade de ensino caráter cientifico, epistemológico destituído de proselitismo.
Na verdade, o que se pretendia era mudar a expressão "sem ônus para os cofres públicos" que impedia que oEstado remunerasse o professor de Ensino Religioso, já que tal ação era entendida como subvenção da igreja pelo Estado, o que contraria a Carta Magna Brasileira, que impede tal ato. Dessa forma, para lograr a retirada da citada expressão na lei educacional do país, fez-se necessário retirar da proposta do Ensino Religioso o perfil proselitista que possuía desde longa data na educação brasileira.Assim, a tarefa que se impôs ao FONAPER - entidade civil criada especialmente para acompanhar o processo de tramitação legal do Ensino Religioso e que elaborou documento da PCNER - foi o desafio de transformar o Ensino Religioso, até então proselitista, em uma proposta que descaracterizasse esse perfil, desvinculando o problema da inconstitucionalidade, permitindo ao governo a liberdade para a...
tracking img