Trabalho de emprededorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1917 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDORISMOPOR NECESSIDADE

O que é Emprededorismo ?

Empreendedor é o termo utilizado para identificar o indivíduo que dá início a uma organização.Muitos como Bill Gates e Mark Zuckerberg ficaram famosos por criarem organizações que realizaram inovações em seus setores. Apesar disso, o empreendedor não é somente aquele que inova, com muitos empreendedores criando empresas em setorestradicionais, como o banqueiro Amador Aguiar.

Em 2009, havia aproximadamente 19 milhões de pessoas consideradas empreendedoras no Brasil.

Introdução

O Brasil é conhecido por ser um país com expressivo número de supostos empreendedores. O altruísmo brasileiro, aliado às conjunturas econômicas e sociais, favorece o ambiente para a criação e proliferação de empreendimentos, disseminados portodas as regiões do país.

A todo instante, se contabilizam novos empreendedores, se é que podem ser chamados assim, de diferentes perfis, anseios, aspirações e características peculiares ao Brasil, apresentando negócios próprios. O retrato desse esforço é feito anualmente pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) que em 2005 consolidou os dados do setor em 37 países.

Em números absolutos, oBrasil ocupa o sétimo lugar no ranking mundial do empreendedorismo, tendo registrado mais de 13 milhões de brasileiros envolvidos com algum tipo de negócio próprio, mas a grande realidade é que a qualidade do nosso empreendedorismo é relativamente baixa. É fato também que nem todos têm aspiração de gênio, ganham rios de dinheiro e conquistam a fama. De acordo com o relatório do GEM (2005), 47% dosnegócios abertos no Brasil em 2005 foram por necessidade, o que talvez demonstre uma das razões pela qual o índice de mortalidade das empresas é alto.

O relatório afirma também que a motivação dos empreendedores iniciais tem se mantida praticamente inalterada ao longo dos anos. Embora a maioria dos empreende dores seja orientada por oportunidade, a presença daqueles que empreenderam pornecessidade é bastante alta se comparada à maioria dos países participantes da pesquisa, considerando que o Brasil ocupa a 4ª posição no ranking de empreendedorismo por necessidade.

Um dos principais problemas é a falta de condições estruturais, como meios de transportes e de comunicações, sistema tributário e programas de governo de apoio à iniciativa empreendedora. Além disso, a precariedade dascondições estruturais tem impacto direto no perfil das empresas brasileiras, fazendo, por exemplo, que 70% dos empreendimentos não cheguem ao quinto ano de atividade, de acordo com informações do Sebrae.

Empreendedorismo na Pós-Modernidade

O fenômeno da globalização e da Internet mudaram radicalmente a forma de as empresas fazerem negócios e se prepararem para competir num mercado cada vez maisdinâmico, em permanente estado de mudança. A redução dos postos de trabalho formais, da maneira como foram concebidos após a Revolução Industrial, tem obrigado os governos de vários países a canalizar esforços para criação de novas alternativas de geração de emprego e renda a fim de acomodar a grande massa de trabalhadores lançados à sorte diariamente no mercado de trabalho.

Uma dasconseqüências da globalização dos mercados foi o aumento considerável do índice de desemprego, principalmente nas cidades mais desenvolvidas e regiões metropolitanas, onde a concentração de empresas é maior, portanto, foco de atenção das autoridades locais preocupadas com a massa visível de desempregados oriundos da falta de alternativa no mercado formal de trabalho.

Diante das poucas alternativas, ostrabalhadores em geral aventuram-se em negócios por conta própria e risco, impulsionados pela necessidade de sobrevivência, mesmo sem a devida experiência no ramo, utilizando-se de parcas economias resultantes das indenizações de trabalho, fundos de garantia e empréstimos bancários ou no meio familiar em nome da dignidade e do desejo de reconhecimento perante a sociedade.

Quando percebem, esses...
tracking img