Trabalho de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1
a) O que propõe a teoria do valor-trabalho dos economistas clássicos?
Que um bem tem valor porque foi produzido com trabalho, o preço de um bem é dado pelo seu valor em horas trabalhadas.
O trabalhador vendia sua força de trabalho para o capitalista e com o dinheiro recebido em troca, adquiria os elementos para satisfazer suas necessidades materiais de vida.
b) o que propõe a teoria dovalor-utilidade dos economistas neoclássicos?
Que o valor não é proveniente do trabalho, pois nada adianta uma mercadoria que quando produzida não serve para coisa alguma. O valor se constrói na utilidade que cada produto possui para o comprador da mesma maneira essa utilidade é um aspecto psicológico e variável.
Questão 2
Diferencie demanda de quantidade demandada, definindo as duas.
A diferençaentre demanda e quantidade demandada é que por demanda entende-se toda a curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades, enquanto por quantidade demandada devemos entender um ponto específico da curva relacionando preço a uma quantidade.
Questão 3
O governo intervém na formação de preços de mercado quando fixa impostos, dá subsídios, estabelece os critérios de reajuste dosalário mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamentos ou, ainda congela preços e salários.
Questão 4
a) Concorrência perfeita: mercado onde existem muitos compradores e muitos vendedores, de maneira que nenhum comprador ou vendedor exerça influência sobre o preço.
b)porque em concorrência perfeita, como o mercado é transparente, se existirem lucros extraordinários, issoatrairá novas firmas para o mercado, porque também não há barreira ao acesso. Com o aumento da oferta de mercado ( devido ao aumento do número de empresas), os preços de mercado tenderão a cair, e conseqüentemente os lucros os lucros extras, até chegar-se a uma situação onde só existirão lucros normais, cessando o ingresso de novas empresas nesse mercado.
Questão 5
a)Porque a própria empresadetermina o preço de equilíbrio, de acordo com sua capacidade de produção: se ela aumentar a oferta, o preço de mercado diminuirá; se reduzir a oferta, o preço aumentará. A demanda do mercado tende a ser inelástica.
b) Essas barreiras podem advir das seguintes condições:
monopólio puro ou natural- quando o mercado exige elevado volume de capital. As empresas já instaladas operam elevadas economias deescala e custos unitários bem baixos. Isso possibilita a cobrança de preços baixos por seu produto o que acaba sendo uma grande barreira para a entrada de novos concorrentes;
patentes: enquanto a patente não cai em domínio público, a empresa é a única que detém a tecnologia apropriada para produzir aquele determinado bem;
controle de matérias-primas básicas: por exemplo: o controle da minas debauxita pelas empresas produtoras de alumínio.
Monopólio institucional ou estatal: em setores considerados estratégicos ou de segurança nacional ( por exemplo, energia, comunicações e petróleo). Isso ocorreu e ainda ocorre com muitos desses setores no Brasil e no mundo.
Questão 6
Através de cartel, uma organização ( formal ou informal) de produtores dentro de um setor que determina a política de preçospara todas as empresas que a ela pertencem.
Elas costumam adotar uma política de preços comum, agindo como monopolistas ( a chamada solução de monopólio). Elas podem fazer concorrência extra-preço em termos de propaganda, publicidade, promoção, etc.
Questão 7
a)Número relativamente grande de empresas com certo poder de concorrência e produtos diferenciados, seja por características físicas,embalagens, seja pela prestação de serviços complementares9 pós-venda)
b) margem de manobra para fixação dos preços não muito ampla uma vez que existem produtos substitutos no mercado.
Questão 8
Concorrência perfeita no mercado de fatores
Mercado cuja oferta do fator de produção ( exemplo, mão-de-obra não especializada) é abundante, o que torna o preço desse fator constante. Fornecedores, como são em...
tracking img