Trabalho de dpp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1090 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões para Acompanhamento de Aprendizagem - Tentativa 1
Question 1
Notas: 1
Para responder a questão, leia o texto abaixo:

“De fixo a freelancer: Veja o que considerar para a transição[1]”.

Ter a possibilidade de escolher os projetos que quer desenvolver, onde quiser e no horário que desejar atrai muitos profissionais, que acabam deixando de lado o trabalho formal, com carteiraassinada e fixo, para se tornarem profissionais freelancers. Para atuar por projetos, contudo, é preciso fazer um planejamento, levando-se em conta vários fatores. E, nessa hora, o melhor é deixar de lado o fascínio de ser o "dono do próprio nariz" e considerar situações reais.

Ser um freelancer é mais do que fazer o que quer quando quer. Para a consultora da VR Consulting Verônica Rodrigues, étambém uma questão de estilo de vida. "Para ser um freelancer, é preciso ver se essa situação tem a ver com o estilo desse profissional", afirma. E, por isso, ao pensar na transição entre o emprego fixo e o freelancer é essencial analisar se você conseguirá levar essa rotina. "Ele [o profissional] tem de se autoconhecer e entender se essa mudança coincide com o seu perfil", acredita o diretor-geralda Trabalhando.com, Renato Grinberg. Afinal, ter sucesso trabalhando como freelancer requer alguns pré-requisitos. De maneira geral, quem opta por esse tipo de transição na carreira já tem experiência na área, conhece as pessoas certas e sabe lidar com essa rotina. "O freelancer quer uma alavancagem da carreira", afirma o diretor da unidade de São Paulo da De Bernt Entschev Human Capital, JulioBonrruquer. "Ele quer novos e grandes projetos. E quer ganhar mais", diz.

Para muitos, não é fácil ter uma remuneração variável e menos ainda não ter uma rotina ou não saber que tipo de projetos pode surgir. As características de autogerenciador e de automotivador também não fazem parte do perfil de todos os profissionais, mas são essenciais a quem quer conduzir a própria carreira. "O freelancerse realiza com esse ambiente de controle da própria vida. Mas ele pensa nessa realização de maneira planejada", ressalta Verônica.



I)A necessidade de conhecer as próprias competências e fraquezas para definir seus objetivos.



II)A ideia de que não há limites para as aspirações, mesmo que as informações objetivas mostrem o contrário.



III)O objetivo de ser “dono do próprio nariz”deve prevalecer sobre qualquer barreira de mercado.



IV) O autoconhecimento é fundamental para a definição de objetivos e metas de desenvolvimento.

Estão corretas apenas as alternativas:



--------------------------------------------------------------------------------

[1] Matéria divulgada em: http://www.crasp.gov.br/app/pl/ClippingNews/ClippingNoticias.aspx?NoticiaID=2688.Acesso em 16/3/2011.

Escolher uma resposta. a. I e II.
b. II e IV.
c. III e IV.
d. I e III.
e. I e IV.
..Question 2
Notas: 1 Segundo França (2006), a compreensão do ser humano implica em considerar os diversos fatores que influenciam a sua constituição. Conceitualmente, ela organizou estes fatores em três camadas, que são:

Escolher uma resposta. a. Econômica,social e educacional.
b. Social, educacional e religiosa.
c. Biológica, social e educacional.
d. Comunitária, econômica e biológica.
e. Psicológica, social e biológica.
..Question 3
Notas: 1 Leia o texto a seguir:

Os homens constroem a sua própria história. Fazem-na de duas formas, pelo menos: a primeira ocorre na medida em que ele transforma a natureza para o mundodos homens; a segunda forma é que essa transformação, que se dá pelo trabalho, não é atividade individual ou de um só indivíduo, mas é social e coletiva. Uma mesa é um ente de natureza transformada. A natureza, por si mesma, não a construiria. O processo de construção das coisas é algo social. É expressão do ser humano; é expressão de uma nova esfera ontológica 2.


Extraído de Neto, J.F.M....
tracking img