Trabalho de conclusao de curso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 15 (3503 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL – SENAC

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO














DISTRIBUIÇÃO FÍSICA







MARIVANE LORENCI

SILVANA DE SIQUEIRA







CONCÓRDIA, SC

OUTUBRO, 2010

MARIVANE LORENCI

SILVANA DE SIQUEIRA













DISTRIBUIÇÃO FÍSICA





Trabalho de conclusão decurso apresentado ao curso Técnico em Administração, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, sob orientação da professora Franciele Maltauro e Fernanda A. Róhden.








CONCÓRDIA, SC

OUTUBRO, 2010.

AGRADECIMENTOS





Agradecemos primeiramente a DEUS, que nos ama e nos protege e nos permite viver cada dia.

Agradecemos à empresa LCTRANSPORTE, que cedeu a oportunidade de aprendizado.

Agradecemos também a professora Franciele, que nos orientou e a professora Fernanda.

Nosso agradecimento especial às nossas famílias que jamais nos abandona."Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.”
(São Francisco de Assis)


SUMÁRIO




1 INTRODUÇÃO 5

1.1 Apresentação do tema e justificativa 5

1.2 Objetivo geral 8

1.3 Objetivos específicos 8

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 9

3 DIAGNÓSTICO DA EMPRESA 9

4 PROPOSTA DE MELHORIA 9http://www.intelog.net/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=627271&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=447363&Titulo=OS%20DESAFIOS%20DO%20DISTRIBUIDOR%20NO%20TRANSPORTE%20DE%20MEDICAMENTOS5 CONCLUSÃO 9

5 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 9






1 INTRODUÇÃO



1.1 Apresentação do tema e justificativa




Distribuição é um dos processos da logística responsável pelaadministração dos materiais a partir da saída do produto da linha de produção até a entrega do produto no destino final. Após o produto pronto ele tipicamente é encaminhado ao distribuidor; o distribuidor por sua vez vende o produto para um varejista e em seguida aos consumidores finais. O marketing vê que a Distribuição é um dos processos mais críticos, pois problemas como o atraso na entrega sãorefletidos diretamente no cliente (SOBRENOME, ano, p.).


Segundo Silva (2010, p. 20) “uma organização pode ser dividida em três processos principais: suprimentos, produção e distribuição. Onde termina o processo de distribuição de uma empresa, inicia o processo de suprimentos da empresa seguinte”.


Como regra geral as empresas mais fortes da cadeia de distribuição são que definemquem será o responsável pela entrega do material/produto. O ponto mais forte da cadeia não necessariamente é aquele que tem mais “dinheiro”, mas sim aquele na qual a necessidade de compra é menor do que a necessidade de venda do elo anterior da cadeia (SILVA, ANO).


As empresas estão cada vez mais terceirizando suas atividades relacionadas a distribuição e focando suas atividades nocore bussiness[1] da empresa. A distribuição tem grande importância dentro da empresa por ser uma atividade de alto custo. Os custos de distribuição estão diretamente associados ao peso, volume, preço, lead time[2] do cliente, importância na cadeia de suprimentos, fragilidade, tipo e estado físico do material e estes aspectos influenciam ainda na escolha do modal de transporte, dos equipamentos demovimentação, da qualificação e quantidade pessoal envolvido na operação, pontos de apoio, seguro, entre outros.
A palavra distribuição está associada também a entrega de cargas fracionadas, neste tipo de entrega o produto/material é entrega em mais de um destinatário, aproveitando a viagem e os custos envolvidos. As entregas neste caso devem ser muito bem planejadas, pois a entrega...
tracking img