Defeitos cristalinos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFEITOS DE LINHA

Os defeitos lineares ou discordâncias têm a extensão de uma linha (uma dimensão) em torno da qual alguns átomos estão desalinhados, separando a região perfeita da regiãodeformada do material, podendo ter origem térmica, mecânica e supersaturação de defeitos pontuais.
São classificadas em:
* discordância em linha, cunha ou aresta (plano extra de átomos introduzido narede cristalina),
* discordância em hélice ou espiral (crescimento atômico de forma helicoidal em torno de um eixo) ,
* discordâncias mistas (formada pela interação das duas anteriores).DISCORDÂNCIAS EM CUNHA OU ARESTA
Defeito associado com a distorção produzida no reticulado cristalino pela presença de um semi-plano extra de átomos. A distorção se torna mais intensa na região limiteda nova fileira de átomos (que não tem correspondência), e tem como características:
* Envolver um plano extra de átomos;
* O vetor de Burgers é perpendicular à direção da linha dediscordância;
* Envolve zonas de tração e compressão .



DISCORDÂNCIAS EM HÉLICE OU ESPIRAL
Defeito associado com a distorção criada no reticulado cristalino quandoplanos normalmente paralelos são unidos para formar uma “rampa helicoidal”. O vetor de Burgers é paralelo à direção da linha de discordância. Pode ser considerada como sendo formada por uma tensãocisalhante que é aplicada para produzir a distorção . A região anterior do cristal é deslocada uma distância atômica para cima em relação à fração posterior .A distorção atômica é linear ao longo de umalinha de discordância AB. A discordânciua espiral tirou seu nome datrajetória ou inclinação em espiral ou helicoidal que é traçada em torno da linha de discordância pelos planos atômicos de átomos .




DISCORDÂNCIAS MISTA
A maioria das...
tracking img