Trabalho de cme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Em 1859, Florence Nightingale formulou o primeiro conceito de enfermagem e definiu o seu objetivo:” colocar o paciente nas melhores condições a fim de que a natureza desenvolva sua ação”. Tem ela testemunhado a grande a grande incidência de mortalidade entre os soldados, devido à falta de higiene ambiental durante a guerra da Crimeia, é possível compreender a ênfase que ela deu ànecessidade de aperfeiçoar o ambiente para melhor assistir os pacientes.
Suas medidas foram responsáveis pela queda da mortalidade de 42% para 2,2%.
Para Florence, portanto, o conceito de ambiente é bastante abrange. Isso fica bem claro quando ela cita os elementos que afetam a saúde, tais como sujeira, umidade, odores, corrente de ar e iluminação. Ela trata, indistintamente, dos três aspectos –psicológicos, social e físico - ,embora de maior destaque ao aspecto físico – ambiental: “É quando há um excelente ambiente físico que se pode dar melhor atenção às necessidades emocionais do paciente e prevenir as doenças”. Os três componentes são Inter – relacionados e não devem ser tratados como partes independentes. É importante salientar que suas observações não se restringem à limpeza doambiente, à prevenção de doenças e às taxas de mortalidade; para ela, a psicológica e o ambiente físico também se inter-relacionam.
A teoria de Florence está intimamente ligada a algumas teorias cientificas focalizadas atualmente. Como exemplos há a teoria de adaptação divulgada por Levine e Callista Roy, que reflete o ajustamento do homem no ambiente em que se encontra, e a teoria das necessidades,que realça a habilidade do homem em sobreviver e satisfazer, necessidades em um contexto adverso. Maslow coloca as fisiológicas como primordiais, o que corrobora a teoria de Florence sobre o ambiente físico. Como uma abordagem da prática de enfermagem, a teoria de Florence é tao válida hoje quanto há cem anos. No âmbito hospitalar, muito pode ser feito pelo enfermeiro no sentido de reduzir oestresse, melhorar a adaptação e satisfazer as necessidades do paciente.
As ideias de Florence podem ser consideradas apenas regras práticas ditadas pelo bom senso – dar atenção às necessidades de limpeza do ambiente onde encontra-se o paciente, mantê-lo longe de correntes de ar e promover iluminação adequada -,que muitas vezes não são seguidas. O conceito básico de sua teoria, a importância doambiente, fornece os subsídios que fundamentam a pratica assistencial.




Artigos Médico-hospitalares

Devido à variedade de materiais utilizados no serviço de saúde, foi estabelecida uma classificação em 1968 por Spaulding segundo os riscos potenciais de transmissão de infecção para os clientes.
• Artigos Críticos: São destinados a procedimentos invasivos em tecidos estéreis por meio da peleou mucosa adjacente, bem como todos os sistemas que estejam diretamente conectados. Esses artigos devem ser esterilizados, ou seja, livres de microrganismos vegetativos e esporulados. Temos como exemplo: Instrumental cirúrgico, cateteres venosos e implantes.
• Artigos Semicríticos: São aqueles que em contato com a pele não-integra (mas restritos às camadas da pele) ou com mucosa íntegra deflora microbiana própria. Esses materiais necessitam de desinfecção de alto nível ou esterilização (para a garantia de seu múltiplo uso), por exemplo: equipamento respiratório, espéculo vaginal, endoscópios e sonda nasogástrica.
• Artigos Não-críticos: São aqueles que entram em contato apenas com a pele integra (não em mucosa) ou os que entram em contato indireto com o cliente. A pele já éconsiderada uma barreira natural do organismo, portanto os materiais requerem limpeza e desinfecção de baixo nível ou médio nível (dependendo do uso a que se destinam ou do último uso realizado), por exemplo: termômetro, comadre, roupas de cama, materiais de banho (jarras e bacias).
Embora não haja estudos conclusivos quanto à importância da transmissão de infecções hospitalares relacionadas ao piso,...
tracking img