trabalho de bromatologia vit e min

3467 palavras 14 páginas
RESUMO O trabalho a seguir desenvolvido foi realizado com base na revisão bibliográfica e tem por finalidade apresentar alguns aspectos relevantes sobre as vitaminas e minerais, assim como sua influência e importância dentro da nutrição animal. Vitaminas e minerais são micronutrientes e são necessários em quantidades pequenas, mesmo assim são indispensáveis para o ótimo funcionamento do organismo animal, tanto atuando tanto individualmente quanto interagindo entre si, para assim desempenharem suas funções no organismo com maior eficiência.

PALAVRAS-CHAVE: vitaminas, minerais, nutrição animal, organismo, função.

INTRODUÇÃO
As vitaminas e os sais minerais recebem o nome de micronutrientes. São essenciais para o bom funcionamento do organismo e para a manutenção da saúde animal. Diferentemente dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios) são necessários em quantidade reduzida, a qual é obtida por meio da alimentação.
Vitaminas são compostos orgânicos indispensáveis ao desenvolvimento e à manutenção da vida, requeridos em pequenas quantidades e não sintetizados pelo organismo. As vitaminas estão envolvidas com a absorção e o metabolismo de nutrientes.
Muitas vitaminas atuam como agentes catalizadores das reações do metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. Outras exercem funções a nível de membranas e afetam a absorção dos nutrientes.
Os minerais desempenham inúmeras funções no organismo, tanto animal quanto humano. Eles fazem parte da estrutura dos tecidos corpóreos, participam da regulação dos impulsos nervosos, da atividade muscular e do balanço ácido-base, além de serem componentes ativadores ou reguladores de muitas enzimas. Fazem parte deste grupo o ferro, iodo, cálcio, fósforo, entre outros. As necessidades quantitativas de minerais no organismo são pequenas, mas suas funções são vitais para a mantença e produção.
No trabalho a seguir apresentado, serão decorridos tópicos referentes a classificação, ocorrência e importância além da

Relacionados

  • Quantificação do teor de vitamina c em suco de laranja pasteurizado comercializado em supermercados em belém
    12617 palavras | 51 páginas
  • Simp Sio BECN 2014
    129822 palavras | 520 páginas