Trabalho de biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
13- Dê o significado das palavras:
a) Raciocínio: O Raciocínio (ou raciocinar) é uma operação lógica discursiva e mental. Neste, o intelecto humano utiliza uma ou mais proposições, para concluir,através de mecanismos de comparações e abstrações, quais são os dados que levam às respostas verdadeiras, falsas ou prováveis. Das premissas chegamos a conclusões.
b) Razão: A razão não é umainstância transcendente, dada de uma vez por todas, mas um processo que se desdobra ou realiza ao longo do tempo. Dir-se-ia que, assim como o homem é a história do homem, a razão é a história da razão.
Zenãode Eléia, identificando a razão com o ser e admitindo que o princípio de identidade, formalmente entendido, é o princípio fundamental da razão, argumenta para provar que o movimento e a pluralidade,envolvendo contradição, são irracionais e, portanto, irreais, meras ilusões dos sentidos.
A razão, entendida como diálogo, não tem um conteúdo eventual, mas permanente, o conhecimento de si mesma edas essências das coisas, do universal. A razão socrática é o método que permite, pelo diálogo, proposição da tese, crítica da tese ou antítese, chegar à síntese, a essência descoberta em comum, aotermo da controvérsia.
c) Reflexão: Refletir é pensar, abordar um tema, que nos intriga, por vezes.
d) Dúvida: A dúvida constitui, mais do que um conceito, todo um vasto tema na reflexão filosófica,pelo que importa distinguir entre as variantes da sua determinação nocional e correlação com outros conceitos, e as teorias, métodos e procedimentos que de algum modo a sistematizam. Duvida-se de umaafirmação ou argumento quando se questiona a sua verdade ou solidez.
e) Vaidade: A vaidade (chamada também de orgulho ou soberba) é o desejo de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa vaidosacria uma imagem pessoal para transmitir aos outros, com o objetivo de ser admirada.
f) Metódica: Que se estabelece de acordo com uma ordem lógica: tratado metódico.
Dúvida metódica, primeiras...
tracking img