Trabalho de banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LISTA DE EXERCÍCIOS

1) Quais são os principais diagramas criados na analise estruturada?

R: Os principais diagramas criados em uma analise estruturada podem ser considerados: o Modelo Lógico, o Modelo Conceitual ou (DER) diagrama entidade-relacionamento ou ainda (MER) modelo entidade relacionamento, e também o (DFD) que significa Diagrama de fluxo de dados, assim cada tendo suacaracterística.

2) Qual é o objetivo principal do Diagrama Entidade Relacionamento (DER)?

R: O objetivo principal do diagrama Entidade-relacionamento é criar graficamente um modelo de banco de dados e estabelecer entre as suas entidades suas respectivas instancias e cardinalidades que são as relações numéricas de eventos em que podem acontecer as instâncias.

3) Quais são os componentesprincipais do modelo entidade-relacionamento?

Os principais componentes dentro de um modelo entidade-relacionamento são as entidades, os atributos qualificadores e identificadores que caracterizam a entidade, a instância ou Relacionamento existente entre entidades, e a Cardinalidade que é o numero de eventos ou relações que podem existir entre as entidades.

4) O que é uma entidade? Dê exemplosde entidades (pelo menos 5 exemplos)

Entidade pode ser entendida como um objeto do mundo real, ou seja, algo que não é abstrato, podemos citar por exemplo um ser, uma empresa, um fato, um departamento, um livro, um computador, um cliente, um curso, uma escola e etc...

5) O que é cardinalidade de um relacionamento? Quais são os tipos de cardinalidade que existem? Dê um exemplo de cada umdos tipos de cardinalidade.

Cardinalidade pode ser definido como sendo o numero de vezes ou eventos matematicamente falando em que as entidades podem se relacionar dentro de determinado D.E.R. Os tipos de cardinalidades podem ser as seguintes: Cardinalidade Minima e Cardinalidade Máxima,
Por exemplo:

(1,1)

Cardinalidade Máxima

Cardinalidade Mínima


Mulher
Casamento
Homem(1,1) (1,1)



Um exemplo simples de cardinalidade pode ser vista na figura acima, onde os numero entre parênteses mostram que no mínimo temos um homem para cada mulher, e que no Maximo temos também um homem para cada mulher. Abaixo temos um exemplo com possibilidades de eventos ou cardinalidade maiores que um
Produtos
ForneceFornecedor

(1,N) (1,N)

Neste exemplo podemos notar a presença da letra N ( que significa infinitos,matematicamente falando ou diversas vezes quando se trata de um D.E.R. Podemos explicar o esquema acima da seguinte forma: Temos 1 fornecedor e ele pode fornecer no mínimo 1 produto, como também podemos ter n (vários)fornecedores nos fornecendo n (vários) produtos.

6) Desenvolva um diagrama entidade-relacionamento para as situações descritas a seguir:

a) A empresa de linhas aéreas XYZ possui três importantes recursos: Aviões, pilotos e tripulantes. Os pilotos têm suas respectivas bases domésticas, para as quais retornam após um vôo para o qual tenham sido designados. Um vôo deve ter pelo menos um pilotoe um ou mais tripulantes escalados para um avião. Cada avião tem uma base de manutenção.

b) Um professor pode dar aulas a diversas classes, desde que ele ou ela esteja qualificado para ensinar a matéria. Cada classe deve ter um professor e pode ser freqüentada por vários alunos. No inicio de cada semestre as classes são designadas para as salas, uma para cada classe, que ali compareceregularmente.

c) Deseja desenvolver um software para auxiliar o controle de um aeroclube que possui como sócios pilotos, instrutores e alunos de pilotagem. Todos são identificados pelo numero de matricula, e caracterizados por nome, endereço e idade. Os pilotos possuem um numero de brevê (único). Os instrutores são pilotos com formação adicional de instrutor, e deve ser registrado o nome do...
tracking img