Trabalho de antibiotico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Microrganismos em favor da saúde humana

•Os microrganismos são, na maioria dos casos, associados a aspectos negativos, principalmente à saúde. De fato, os microrganismos causam doenças einfecções graves. Por outro lado, muitos deles produzem substâncias capazes de contribuir com a saúde humana e são utilizados em medicamentos disponíveis nas farmácias.

Antibióticos
•Uma substânciaproduzida por algum ser vivo (geralmente fungos ou bactérias) que possui efeitos bactericidas ou bacteriostáticos. •O antibacteriano ideal é aquele que interfere na função vital da bactéria semcomprometer as células do hospedeiro.

Antibióticos mais usados na prática clínica

PENICILINA (Penicilium) amplicilina,amoxicilina
Foi o primeiro antibiótico descoberto, no ano de 1928, pelobacteriologista inglês Alexander Fleming.

Ao ver que algumas placas de cultura bacteriana estavam 'estragando' pela presença de 'mofo', notou que justamente em volta da área 'mofada' não havia crescimentobacteriano. Esses 'mofos' representavam colônias de um fungo denominado Penicillium sp., e então este pesquisador postulou que este fungo provavelmente secretava uma substância de efeitoantibacteriano.

Foi então descoberta a penicilina... Entretanto, apenas em 1941 é que a penicilina passou a ser produzida para tratar alguns pacientes. O sucesso foi tão grande que o medicamento foi usadopara tratar infecções em feridos da 2ªGuerra Mundial e já no final da década de 40 era comercializado nos EUA. A partir daí surgiu o conceito de antibiótico.

Este antibiótico possue um anelbeta-lactâmico (anel ativo) em sua estrutura química, que interfere com a síntese do peptídioglicano da parede celular da bactéria.

CEFALOSPORINA (Cephalosporium acremonium)
• Constituem outro grupo deantibióticos beta-lactâmicos, usuamente classificado em gerações, de acordo com o momento em que foram sintetizados. São agentes bactericidas, com o mesmo mecanismo de ação das penicilinas....
tracking img