Trabalho de analise de rochas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de PDPT
Prevenção de Doenças Profissionais do Trabalho

Características das substancias:
Arsênico, Fosfina, Crômio, Prata, Talio, Silica, Carvão

Equipe:
Aline Monteiro n°27
Amanda Faria n°02
Claudio Henrique n°05
Manoel Fernandes n°
Rodolfo Lopes nº19
Silvio Lessa n°20

Arsênico
Característica do elemento

O arsênio ou arsênico é considerado um semi-metal (metalóide)numa formula de cobre e crômio. Foi descoberto em 1250 por Alberto Magno.

Utilização/Finalidade
O arsênico é utilizado na indústria como conservante de couro, madeira e como componentes de herbicidas, pesticidas, corantes e medicamentos. Recentemente renovou-se o interesse principalmente pelo uso do trióxido de arsênio para o tratamento de pacientes com leucemia.
Doenças/Patologias
Oarsênio e seus compostos são extremamente tóxicos, especialmente o arsênio inorgânico que pode causar o envenenamento crônico e levar a morte.As doenças que mais matam no mundo podem ser causadas por arsênio: doenças cerebrovasculares, diabetes e câncer. O arsênio é absorvido pelo organismo humano principalmente por inalação e ingestão. Basta uma dose de 140 miligramas de arsênio inorgânico paracausar a morte de um ser humano adulto por dano à respiração celular, em poucas horas ou dias. 

Tratamento
O tratamento da intoxicação por arsênico baseia na eliminação do tóxico presente no organismo, através de uma lavagem gástrica. Em caso de intoxicação crônica, deve-se acabar com a exposição do paciente à fonte de intoxicação.
Prevenção
Principais medidas de controle:
* Mudança dematérias primas;
* Enclausuramento do processo;
* Ventilação local adequada;
* Exames médicos freqüentes;
* Equipamentos de proteção coletiva (exaustores) e individual (luvas e mascaras);
* Sinalização eficiente.

Fosfina
Característica do elemento

Fosfina ou Fosfamina nome comum para o hidreto de fósforo (PH3), é um gás incolor inflamável e altamente tóxico, cujo pontode ebulição é de 88°C. A fosfina pura é inodora, mas em seu estado técnico apresenta um cheiro bem desagradável de peixe podre.

Utilização/Finalidade

Atualmente a fosfina é utilizada apenas na área agrícola, é aplicada em grãos armazenados de arroz, aveia, cacau, cevada, milho, trigo.

Doenças/Patologias
A fosfina quando absorvida pela mucosa gastrintestinal e pelos pulmões podecausar efeitos sobre o aparelho respiratório, sistema nervoso central, rins, aparelho cardiovascular e olhos.Causa irritação pulmonar grave tosse, edema pulmonar, tontura, parestesias, fadiga, convulsões, tremores, coma, náuseas, vômito, necrose hepática, necrose miocárdica total, arritmia, taquicardia e insuficiência cardíaca congestiva e morte.
Tratamento
Não existe antídoto para fosfina, em casode intoxicação e inalação, deve manter o paciente em local bem arejado, aplicar oxigênio 100%, no caso de edema pulmonar, usar antibióticos, por Intoxicação oral deve Induzir ao vômito e realizar lavagem gástrica usando carvão ativado. Caso aja exposição aos olhos lavá-los pelo menos durante 15 minutos com água em abundância.

Prevenção
Usar óculos protetores, máscara de proteçãorespiratória com filtro próprio para o gás fosfina, macacão de mangas compridas, proteção para a cabeça, luvas e botas de borracha. Não comer, beber ou fumar durante o manuseio do produto. Ao abrir a embalagem fazê-lo de modo a evitar a formação de poeira. Reduzir o tempo de operação ao mínimo possivel. Não desentupir bicos, orifícios, tubulações e válvulas com a boca. Não manipular e/ou carregar embalagensdanificadas sem ventilação adequada ao local de trabalho.O operador deve sempre utilizar um equipamento para proteção respiratória mesmo quando tenha uma boa ventilação.
Crômio
Característica do elemento
O crômio é um metal duro, de coloração cinza semelhante ao aço.

Utilização/Finalidade
É muito resistente à corrosão, é geralmente produzido por processos industriais, principalmente...
tracking img