Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra
Curso de Administração
ATPS DE GESTÃO DE PROJETOS
Professor: Ricardo Maciel
Taboão da Serra
2012

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra
Curso de Administração

ATPS DE GESTÃO DE PROJETOS
Professor: Ricardo Maciel

Alunos:
Cosmo Batista Gomes – RA: 9202580250
Daiane Pinheiro de Araújo – RA:9292090009
Elvis Martins – RA: 9218683441
Flávia Paulino – RA: 9217582876
Isaque Lutero – RA: 9201580762
Janaína de Lima Souza – RA: 9202577420
Leila de Andrade – RA: 4476877272
Tânia Gomes – RA: 9216662566

Taboão da Serra
2012
1ª Etapa
Conceito de Projeto
Para compreender a gestão de projetos faz-se necessário saber o que é projeto, segue abaixo algumas definições dadas por alguns autores:“Trata-se de um empreendimento com o objetivo bem definido, que consome recursos e opera sobre pressões de prazo, custos e qualidade. Além disso, projetos são em geral considerados atividades exclusivas de uma empresa”. (Kerzner, 2006, p.15)
“Um esforço temporário empreendido para criar um produto ou serviço único”. (Kelling, 2012, p.5)

Resumo do artigo: “O que é Gestão de Projetos”
De acordo com Pietro(ca. 2010) projeto é uma iniciativa única que tem inicio e fim, logo gerir projetos é administrar todas as etapas que o envolvem utilizando técnicas, habilidades e conhecimento com a finalidade de garantir a eficiência e eficácia do projeto.
É importante frisar que a criação de um novo negócio não deve ser caracterizada como um projeto, uma vez que projeto é um empreendimento único que tem um prazodeterminado para finalizar e a idéia de negócio é para que seja duradouro, mas um projeto pode ser utilizado na criação de um negócio, por exemplo, o plano de negócios pode ser caracterizado como um projeto, mas o seu conteúdo não (Pietro, ca. 2010)
Quando pensamos em gerir um projeto devemos ter uma visão holística e observar minuciosamente todos os detalhes para seguir procedimentosfundamentados na utilização de técnicas e ferramentas a fim de alcançar os objetivos definidos na iniciação do mesmo, mas é importante salientar que muitos de nós já gerimos de alguma forma um projeto não usando necessariamente de técnicas e ferramentas administrativas, tão somente as habilidades intrínsecas de cada um (Pietro, ca 2010).
Segundo Pietro (ca.2010) para administrar projetos em busca do sucessoé preciso seguir algumas etapas que são: Iniciação, Planejamento, Controle, Execução e Finalização. Cada uma dessas etapas utiliza algumas técnicas e ferramentas para alcançar resultados com êxito, o conjunto dessas técnicas e ferramentas é uma padronização constituída em uma publicação do PMI (Project Management Institute) denominada PMBOK (Project Management Body knowledge).
O PMI desenvolveu umasistemática envolvendo nove áreas do conhecimento que são: gestão integrada, gestão de escopo, gestão de custos, gestão de prazo, gestão de qualidade, gestão de comunicação, gestão dos riscos, gestão dos recursos humanos e gestão das aquisições, desta forma é possível distinguir cada minúcia e desenvolver o projeto de forma sustentável. (Pietro, ca. 2010)
Pietro (ca.2010) destaca a importância douso de ferramentas tecnológicas na gestão de projetos, existem inúmeros softwares e aplicativos computacionais que auxiliam as atividades de um projeto, porém deve haver prudência na utilização destes instrumentos, é de fundamental importância o conhecimento para aplicação de meios tecnológicos, isto é, o indivíduo que manusear essas ferramentas deve estar altamente capacitado para evitar o que échamado de GIGO (Garbage In, Garbage Out) – “se entra lixo, sai lixo” - com o propósito de impedir a entrada de informações imprecisas e inúteis e desta maneira não extrair informações de igual teor.
É imprescindível lembrar que para comandar projetos é necessário lidar com pessoas a todo o momento. (Pietro, ca.2010)
Deste modo cabe ressaltar a magnitude dos proveitos atribuídos à empresa...
tracking img