Trabalho db40

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Paula Souza – Etec De Cotia
Técnico em Redes

Arthur Domingues
Gabriel Greco
Jheniffer Yoshida
Rodrigo de lima

DB4O
Banco De Dados Orientado A Objetos

Cotia - Sp
2012

Arthur Domingues
Gabriel Greco
Jheniffer Yoshida
Rodrigo de lima

Db4o
Banco De Dados Orientado A Objetos

Trabalho apresentado ao curso técnico de redes de computadores como avaliação parcial damatéria de Tecnologia e Linguagens para Banco de Dados.
Orientadores:
Prof: Wagner




COTIA - SP
2012

Db4o
Banco De Dados Orientado A Objetos

Arthur Domingues
Gabriel Greco
Jheniffer Yoshida
Rodrigo de lima

Orientador 1: ___________________________________
Prof: Wagner
Examinador 1: ___________________________________Examinador 2 : ___________________________________
Examinador 3 : ___________________________________




Cotia, 14 de Set. de 2012

RESUMO

Nosso trabalho apresenta o que é Db4o e como ele é utilizado, suas funcionalidades e outras questões queenvolvem esse tipo de banco de dados, abordando testes que mostram sua eficiência, em relação aos outros concorrentes.


SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. DESENVOLVIMENTO 6
1.1 UM BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS 6
1.2 Como ele é utilizado? 7
1.3 COMPARAÇÃO COM CONCORRENTES 8
1.4 Funcionalidades 8
1.5 Conexões Db4o 9
1.6 Exemplo de código orientado a objetos 10CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Erro! Indicador não definido.

1. INTRODUÇÃO


A real importância de entender e trabalhar com Db4o é que desde que surgiu, ele oferece maior compatibilidade quando o assunto é objeto com outras linguagens e banco de dados por interpretar os códigos em sua grande maioria por linguagem nativa.
É interessante perceber que ao invés de usarlinhas,colunas e tabelas como banco de dados relacionais, o Db4o utiliza um esquema um pouco diferente, mas que pode ser facilmente comparado e interpretado com os banco de dados mais convencionais.
Abordaremos diversas funcionalidades utilizadas pelo Db4o, assim como seus modos de pesquisa, utilização em servidor e outros assuntos que caracterizem bem a utilização do Db4o.
Queremos mostrar com otrabalho a importância de utilizar banco de dados orientados para objetos e agregar mais conhecimento sobre o assunto a todos os envolvidos.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 UM BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS

O db4o é um eficiente banco de dados orientado a objetos que veio para tentar solucionar problemas de incompatibilidade entre banco de dados que utilizam objetos e sistemasrelacionais, sendo bem mais simples que uma possível solução que seria o framework de mapeamento objeto relacional.
Assim o db4o se destaca em sua eficiência por contem sua biblioteca nativa que trata os objetos como sendo parte integrante da sua linguagem, e essa estratégia atribui mais compatibilidade com outros tipos de banco de dados.
O interessante em usar e entender o db4o é que ele nãopossui linhas ou colunas, podemos dizer então que por ele utilizar só objetos, as entidades ou tabelas convencionais de outros tipos de banco de dados, pode ser entendido como escopo do objeto, ou seja, a classe do mesmo, e as linhas e colunas podem ser entendidas como os próprios objetos utilizados. Segundo SILVA, Carlos que utiliza db4o desde 2005 em sua pós-graduação:

“O db4o é um banco de dadosorientado a objetos que trata objetos nativamente como base de dados; nele não existem tabelas, linhas ou colunas, só objeto, onde uma entidade ou tabela pode ser entendido como sendo o escopo do objeto ou seja a sua classe, e, as linhas e colunas são os próprios objetos.”

Figura 1
2.2 Como ele é utilizado?

O Db4o não utiliza a tecnologia SQL, mas sim outra tecnologia chamada...
tracking img