Trabalho da Suemi resumo do cap tulo

636 palavras 3 páginas
Universidade de Uberaba
1° ano Pedagogia Prof°: Suemi Hamada
O Ser Humano e as suas dimensões
Nome: Bruna Campos Rezende da Silva RA: 5133923

O presente trabalho caracteriza e descreve o desenvolvimento humano, traçando o histórico do seu desenvolvimento e abordando também as principais questões envolvidas por diferentes agentes ( tanto biológicos quanto socioculturais) que de certa forma afetam o homem, compreendendo o desenvolvimento psicológico a partir das transformações de natureza biológicas, comportamentais e das relações sociais estabelecidas pelo individuo.
Dentre as quais se destacam alguns posicionamentos históricos sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Aristóteles (384-322 a.C.) : Acreditava que o ser humano nascia com uma predeterminação para o desenvolvimento, ou seja, inteligência, a capacidade de aprendizagem e outros comportamentos como algo que já estava determinado no indivíduo ao nascer.
John Locke (1632-1704) : Apresentou a teoria da “Tábula Rasa”, baseado de que os homens nasce, com uma página em branco e a partir de suas experiências vivenciadas vão se constituindo os seus conhecimentos.
De um lado, existiam aqueles que acreditavam que o comportamento, indicador no desenvolvimento psicológico do indivíduo, era inato, predeterminado. E, de outro, aqueles estudiosos que acreditavam que fatores sociais e de aprendizagens educacionais eram determinados na construção do desenvolvimento homem.
Com isso passou-se a considerar importância dos aspectos hereditários, maturacionais e ambientais como fatores que possibilitam a interação do individuo com os objetos e, com isso, explicar o seus comportamento.
Os Aspectos hereditários: todas espécies de serres vivos têm características que as diferem uma das outras, mas também têm características individuais que as distinguem um ser vivo de outro de uma mesma espécie, e que são passadas de uma geração para outra.
Meio: Divididos em três reflexões.

Relacionados

  • LIVRO DE PSICOLOGIA EVOLUCIONISTA
    168516 palavras | 675 páginas