Trabalho da disciplina teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

TRABALHO DA DISCIPLINA
TEORIA DA CONTABILIDADE

RELATÓRIO

ESTUDO REALIZADO
NA INTERNET

Equipe
Profª Mônica Alves Corrêa Carvalho da Silva

Caxias
2010

INTRODUÇÃO

Este trabalho é a síntese significativa da aprendizagem adquirida no Módulo de Teoria da contabilidade composto pelas seguintes Unidades Didáticas:Analise do Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício e a Demonstração do fluxo de caixa. É uma exigência do processo avaliativo do Curso de Ciências Contábeis e tem como objetivo exercitar os acadêmicos na capacidade de síntese e comunicação escrita da aprendizagem, mostrar os desafios enfrentados e as dificuldades superadas para ampliar conhecimentos, assim como a apreensãode novos valores.

Dessa forma, este estudo está organizado por itens que caracterizam as unidades Didáticas no corpo do “Desenvolvimento” e “Considerações Finais” que apontam a apreensão dos conhecimentos socializados de forma geral, indicando o crescimento cultural adquirido.

Inicio hoje o relato de minha aprendizagem referente à disciplina Teoria da Contabilidade analisando o BalançoPatrimonial de duas empresas que atuam no ramo de energia. A CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica e a REFAP uma empresa que atua no negocio de energia.

O Balanço Patrimonial das duas empresas foi elaborado de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais abrangem a legislação societária, os Pronunciamentos, as Orientações e as Interpretações emitidas pelo Comitê dePronunciamentos Contábeis (CPC) e as normas emitidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Essas demonstrações contábeis para o exercício findo em 31 de dezembro de 2009 seguiram as práticas adotadas no encerramento do exercício em 31 de dezembro de 2008, quando foram introduzidas as alterações na legislação societária pela Lei 11.638 de 28 de dezembro de 2007 e pela Medida Provisória 449/2008,posteriormente convertida na Lei 11.941 de 27 de maio de 2009, que alteraram a Lei 6.404/76 nos artigos relativos a elaboração das Demonstrações Contábeis.
Em relação ao demonstrativos o parecer dos auditores independentes foi sem ressalva em ambas às empresas, pois a opinião dos auditores as demonstrações contábeis referidas representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posiçãopatrimonial e financeira da Alberto Pasqualini – REFAP S.A. em 31 de dezembro de 2009 e a da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica – CEEE-D em 31 de dezembro de 2009, os resultados de suas operações, as mutações de seu patrimônio líquido, os seus fluxos de caixa e os valores adicionados nas operações referentes aos exercícios findos naquelas datas, de acordo com as práticascontábeis adotadas no Brasil. Ao analisarmos as Demonstrações do Fluxo de Caixa publicadas pelas empresas identificamos que a sua estrutura de apresentação esta de acordo com a proposta da lei 11.638/07 e ambas estão publicadas pelo método indireto.
No relatório da administração verificamos os critérios de avaliação dos estoques, imobilizados e empréstimos bancários. Na REFAP os estoques estão daseguinte forma: As matérias-primas compreendem principalmente os estoques, que estão demonstrados pelo valor médio do custo de aquisição, que não excede ao valor de mercado;
- Os derivados de petróleo são demonstrados ao custo médio de refino ou de compra, ajustados aos valores de realização;
- Os materiais e suprimentos estão demonstrados ao custo médio de compra, que não pode exceder ao valor dereposição. As importações em andamento estão demonstradas ao custo identificado e os adiantamentos estão apresentados pelo valor efetivamente desembolsado. O imobilizado, esta Registrado ao custo de aquisição, formação ou construção inclusive juros e demais encargos financeiros. A depreciação é calculada pelo método linear às taxas mencionadas na nota explicativa nº 8 e leva em consideração o tempo...
tracking img