Trabalho cultura religiosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. As mudanças no processo de produção de mercadorias advindas com a Revolução Industrial transformaram as condições de vida dos indivíduos da época. Podemos afirmar que foram consequências sociais da Revolução Industrial: Peso: 0.5 Alternativa 1 - A alteração do poder dentro da família que se transfere do pai (família patriarcal) para os filhos (poder filial). Alternativa 2 - O agravamento dosproblemas sociais, tais como: aumento da prostituição; alcoolismo; infanticídio; suicídio; fome e miséria moral e material das famílias de trabalhadores. Alternativa 3 - Houve um aumento dos salários que eram baixos; as mulheres e crianças passaram a receber mais que os homens, pois eram mais frágeis. Alternativa 4 - A redução de horas na jornada de trabalho nas fábricas; a conquista do direitoao descanso, aos feriados, às férias e ao contrato de trabalho. 2. Após a Revolução Francesa de 1789, a burguesia toma o poder e promove profundas mudanças na economia, na política e na vida cultural. Podemos afirmar que são mudanças realizadas pela burguesia: Alternativa 1 - A constituição de um Estado dependente da Igreja e que necessitava da proteção e do incentivo da empresa capitalista, poiscom o fim da Idade Média a Igreja perdeu sua fonte de recursos financeiros. Alternativa 2 - O confisco das propriedades da Igreja; a supressão dos votos monásticos; a criação de instituições civis; a transferência das funções da educação para o Estado; a abolição dos grêmios e corporações; a limitação dos poderes patriarcais na família. Alternativa 3 - A divisão igualitária da propriedade(socialismo) que revolucionou as leis, os usos e os costumes Alternativa 4 - O incentivo ao ímpeto revolucionário da classe trabalhadora para colocar em marcha novos surtos revolucionários. 3. Após a revolução industrial e a revolução francesa, surge a SOCIOLOGIA. Podemos afirmar que contribuíram para seu surgimento.... Peso: 0.5 Alternativa 1 - As modificações nas formas do homem compreender asociedade, a natureza e a si próprio. Alternativa 2 - As modificações nas relações sociais, econômicas e políticas como consequência da ascensão da aristocracia e a crise do sistema capitalista. Alternativa 3 - As tentativas dos pensadores da época, em organizar a nova sociedade moderna industrial, sem a necessidade de uma ciência da sociedade.

Alternativa 4 - Os representantes intelectuais do Clero,que buscavam através da ação e da militância política, compreender as modificações que vinham ocorrendo na sociedade.

4. Enumere os parêntesis abaixo, de acordo com a numeração dos conceitos, referentes aos tipos de conhecimento: 1.Senso comum 2. Conhecimento científico 3.Problema social 4.Problema sociológico. ( )É o fenômeno social que desperta um sentimento de indignação moral, em umaparcela significativa da sociedade relacionada à idéia de injustiça social; quando representa uma ameaça material ou quando põe em risco a preservação de crenças e valores arraigados numa população. ( )É um conhecimento que apresenta um sistema de conceitos, proposições e teorias. Representa a forma mais elevada de captação da realidade pela mente humana, que cada época, se mostra capaz de produzir.( )É uma análise da realidade permeada de preconceitos, ideologia, distorções, posicionamentos baseados na dicotomia valorativa do certo e errado, bom e mal, que dificultam o entendimento da existência humana em sociedade. É um conhecimento superficial da realidade. ( )São todos os fenômenos sociais observáveis e passíveis de serem explicados teoricamente pelo cientista social. Ou seja, todofenômeno social explicado a luz da ciência pelo sociólogo. Peso: 0.5 Alternativa 1 - A ordem da sequência é 3, 1, 2 e 4. Alternativa 2 - A ordem da sequência é 3, 2, 4 e 1. Alternativa 3 - A ordem da sequência é 3, 2, 1 e 4. Alternativa 4 - A ordem da sequência é 3, 4, 1 e 2.

5.Como é possível a organização social para a teoria funcionalista e qual o seu objeto? Peso: 0.5 Alternativa 1 - Graças...
tracking img