TRABALHO CORRIGIDO GRA A

420 palavras 2 páginas
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CASTILLO MENDES
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Maria das Graças Frambolz

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

GAMA – DF
2014
Maria das Graças Frambolz

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Trabalho apresentado de acordo com as normas exigências da disciplina Leitura e Produção de Texto da professora Marítza Felisberto Campos, com Licenciatura em Pedagogia.

GAMA – DF
2014
Marcos Bagno
Preconceito Lingüístico

Bagno recusa a noção simplista que separa o uso da língua em "certo" e "errado", dedicando-se a uma pesquisa mais profunda e refinada dos fenômenos do português falado e escrito no Brasil. O Preconceito lingüístico tem sido motivo de debates e discussões, já que muitos acreditam que a linguagem devem seguir os padrões ortográficos assim como a escrita. Marcos Bagno diz que a língua é como um rio que se renova, enquanto a gramática normativa é como a água do igapó, que envelhece, não gera vida nova a não ser que venham as inundações. O ponto de origem ao preconceito da linguagem está associada ao domínio da norma culta de determinadas pessoas que criam mitos a respeito da correta maneira de falar. Devemos compreender que a linguagem é um meio de manifestar características pessoais, regionais e culturais sendo que reflete ao grupo, nível social e idade que o individuo apresenta.

Faulstich

Como ler, entender e redigir um texto

A autora destaca que para redigir é necessário ter o domínio do tema que se quer expor, o que se obtêm com leituras selecionadas, com amplo desses textos, fazem uma leitura interpretativa. Entender o texto é aprender suas idéias. Devemos observar que a introdução da argumentação deve despertar o interesse do leitor para o tema, na conclusão podemos retomar a tese central do texto sumariar seu ponto principais, reafirmar as opiniões e questionamento. Sobre a sintaxe de construção a autora alerta para o risco de frases fragmentadas, gerados pela má pontuação, erro que

Relacionados

  • Macroeconomia As Contas Nacionais
    41942 palavras | 168 páginas
  • Maximiano Antonio Cesar Amaru
    185421 palavras | 742 páginas