Trabalho copasa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA
[pic]Até o ano de 1963, Minas Gerais não tinha uma política de saneamento. As condições dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário estavam longe do ideal. Foi nessa época, e com a finalidade de definir e executar essa política, que o Governo do Estado criou a Companhia Mineira de Água e Esgotos – Comag.
Em 1973, mais um importante passo foi dado nessa história: oGoverno Federal criou o Plano Nacional de Saneamento – Planasa, que definia metas a serem alcançadas pelo país na área de saneamento e destinava recursos financeiros para a consecução dessa política. O Departamento Municipal de Águas e Esgoto – Demae, que cuidava do saneamento em Belo Horizonte na época, aderiu à Comag, beneficiando-se dos recursos federais a serem repassados através do Planasa.
Aadesão do Demae e as modificações introduzidas pelo Planasa, somadas com o incremento do suporte técnico-financeiro ao trabalho desenvolvido pelas empresas estaduais de saneamento, trouxeram um grande impulso à Comag.
[pic]
A partir daí, a Comag começou a passar por uma série de modificações, dentre elas, a alteração de seu nome para Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA MG, através daLei 6.475, de 14 de novembro de 1974.
Hoje, é um dos exemplos do esforço do Governo de Minas Gerais em melhorar a infra-estrutura e as condições de saúde no Estado, assumindo papel decisivo na retomada do desenvolvimento econômico e social dos mineiros.

Isto está sendo possível pela decisão de promover um choque de gestão, ousar com responsabilidade e buscar oportunidades, integrando-se aosesforços para a reorganização do Estado e a modernização da máquina pública, um dos grandes compromissos do Governo Estadual. Medidas de ordem institucional, administrativa e operacional exemplificam na COPASA este chamado choque de gestão que Minas está mostrando ao Brasil.

A empresa  agora trabalha com planejamento estratégico, combate às perdas de água, inova tecnologicamente, prioriza amelhoria do relacionamento com seus clientes, entre várias outras mudanças em curso. Como se pode ver, a COPASA vem trabalhando para transformar-se, rapidamente, na melhor empresa de saneamento do Brasil e contribuir para que Minas Gerais seja o Estado brasileiro com melhor qualidade de vida. Prova disso são os principais prêmios do setor de saneamento (PNQS – Prêmio Nacional de Qualidade emSaneamento), que a empresa vem obtendo ao longo da sua evolução, além de outros como, 8º Prêmio Furnas Ouro Azul, XI Prêmio Minas, Prêmio Valor 1000 etc.
Estrutura Organizacional
A estrutura organizacional da Companhia é composta pela presidência, vice-presidência e por sete diretorias, sendo três operacionais e quatro de suporte, cujas responsabilidades são determinadas pelo Conselho de Administração,em conformidade com o Estatuto Social da Companhia.
As diretorias estão subordinadas à Presidência, que as coordena em conformidade com as políticas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Administração.
As funções da Diretoria Executiva da COPASA, eleita em 27/04/2007, são as seguintes:
• Presidência - coordena as ações de Planejamento Estratégico e Desempenho Empresarial, ProcuradoriaJurídica e Comunicação Institucional.

• Vice-Presidência – auxilia o Diretor Presidente em suas funções, na gestão da Companhia.

• Diretoria Financeira e de Relações com Investidores - coordena as ações relativas às unidades Comercial, Contabilidade, Custos e Patrimônio, Financeira e de Relações com Investidores.

• Diretoria de Gestão Corporativa - coordena as atividades deApoio Logístico, Recursos Humanos, Telecomunicações e Tecnologia da Informação.

• Diretoria de Planejamento e Gestão de Empreendimentos - coordena as ações de Engenharia, Licitações e Estudos de Custos, Planejamento e Gestão de Empreendimentos.

• Diretoria de Meio Ambiente e Novos Negócios – coordena as ações relativas a Novos Negócios, Apoio Técnico, Meio Ambiente e Recursos...
tracking img