Trabalho Comportamento

Páginas: 5 (1234 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO
TURISMO, ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL


O que é uma organização?

Organização é uma formação social articulada, em sua totalidade, com um número necessário de membros, onde esta possui funções internas diferenciadas, com objetivos específicos ordenados de forma racional, objetivando bons resultados.

Em relação aosobjetivos, em que categorias dividem-se as organizações? Dê exemplos.

As organizações dividem-se em três categorias, sendo elas:
1) Aquelas cujos objetivos se limitam à coexistência dos membros, sua atuação comum e contrato recíproco entre eles, sendo as associações beneficentes e organizações científicas tidas como exemplos;
2) Aquelas cujo objetivo consiste em atuar de forma determinadasobre um grupo de indivíduos admitidos, onde temos as cooperativas, os sindicados e as associações comerciais como exemplos;
3) Aquelas que têm como objetivo alcançar determinado resultado ou atuação externa, onde as empresas, a administração pública/política são exemplificam esta categoria.

As organizações classificam-se de acordo com o padrão dominante de consentimento em coercitivas eutilitárias. Explique cada uma delas.

As organizações coercitivas são aquelas em que a coerção consiste no principal meio de controle sobre os membros dos níveis inferiores, resultando a partir daí a elevada alienação dos mesmos em relação à entidade. Exemplos: campos de concentração de prisioneiros de guerra, prisões, instituições correcionais (FEBEM), hospitais de doenças mentais. Já as organizaçõesutilitárias ou normativas são aquelas em que o principal meio de controle sobre os membros de níveis inferiores reside na recompensa, onde o que direciona a maioria dos membros é a participação “calculada”, interessada. Estas organizações, em geral, são chamadas de indústrias.

As organizações formais são classificadas em quatro tipos segundo seus objetivos. Descreva cada uma delas e reflitasobre seus problemas.

As organizações formais são em associações de benefício mútuo, firmas comerciais, organizações de serviços e organizações de bem-estar público.
As associações de benefício mútuo são aquelas em que os sócios devem ser os principais beneficiários (sindicatos, clubes, partidos políticos, associações profissionais, seitas religiosas). Neste tipo de organização o aspectomais importante é manter o controle do quadro social que envolve, de um lado, a apatia da maioria de seus membros e, de outro, o controle oligárquico exercido por uma minoria ativa. Em princípio, todos têm o mesmo objetivo e almejam benefícios mútuos. Um problema que surge na organização interna dessas associações – muitas vezes o interesse da realização dos objetivos sobrepõe-se aos processosdemocráticos, como acontece, por exemplo, em uma greve. Da mesma forma, ocorre o desejo dos líderes de manterem e ampliarem seu poder.
As firmas comerciais são aquelas cujos principais beneficiários devem ser seus proprietários (indústrias, empresas, lojas, bancos, companhia de seguros, etc.).
O principal problema nas firmas comerciais é o da eficiência nas operações, ou seja, a obtenção de um máximode ganho com um mínimo de custo, garantindo não só a sobrevivência, mas também o crescimento, a fim de fazer frente à concorrência de outras organizações.
As organizações de serviços são aquelas cujo principal beneficiário é a parte do público que tem contato direto com elas, com quem e para quem seus membros trabalham. Sua função básica é servir seus clientes. O maior problema dessasorganizações reside no fornecimento de serviços profissionais. O bem-estar dos clientes deve ser a grande preocupação desse tipo de organização, e as decisões do profissional devem estar voltadas não para próprio interesse, mas para o de seu cliente.
As organizações para o bem-estar público são aquelas cujo principal beneficiário é o público em geral. A maior parte dessas organizações ou presta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho De Comportamento
  • Comportamento no Trabalho
  • TRABALHO DE COMPORTAMENTO
  • Comportamento no trabalho
  • trabalho comportamento
  • Comportamento Humano No Trabalho Comportamento Organizacional
  • Trabalho de comportamento organizacional
  • Trabalho Comportamento Organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!