Trabalho alienado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO ALIENADO: O DOMÍNIO DO PRODUTO SOBRE O TRABALHADOR

SOUSA, Antonio Macelo Pereira

Resumo: O presente artigo é uma reflexão em torno de uma das mais importantes obras do teórico socialista e revolucionário alemão Karl Marx, Manifestos econômicos e filosóficos, na qual pretendemos discorrer de forma introdutória e concisa sobre algumas questões abordadas pelo autor em torno dasociedade capitalista, se voltando em especial para as relações de trabalho dessa sociedade. Pretendemos, ainda, estabelecer uma relação entre a desvalorização do trabalho e a alienação do mesmo perante as relações de poder existentes no capitalismo. Nosso enfoque sobre a alienação e desvalorização do trabalho tem a intenção de nos levar a refletir sobre a relação de exploração existente entrecapitalista e trabalhador, onde o primeiro se apropria da força de trabalho do segundo para obter riqueza.

Palavras-chaves: Trabalho alienado, capitalismo, desvalorização do trabalho

Abstract: This article is a reflection on one of the most important works of German revolutionary socialist theorist Karl Marx, Manifestos economic and philosophical, in which we intend to discuss in a conciseintroduction and some issues addressed by the author around the capitalist society , turning especially to the labor relations of that society. We also intend to establish a relationship between the devaluation and the alienation of labor even before the existing power relations in capitalism. Our focus on alienation and devaluation of the work is intended to lead us to reflect on the relationship ofexploitation between capitalist and worker, where the first appropriates the labor force from the second to obtain wealth.

Keywords: Alienated labor, capitalism, the depreciation of work


Karl Marx (1818-1883) é considerado um dos mais conceituados pensadores do século XIX e foi responsável por mudar radicalmente a história política da humanidade. Com o seu principio de coletivizar a riquezapretendia uma sociedade justa e igualitária, onde os indivíduos não estivessem divididos em classes, como em nossa atual sociedade.
O pensador pretende caracterizar não apenas uma visão econômica da história, mas também uma visão histórica da economia, a teoria marxista também procura explicar a evolução das relações econômicas nas sociedades humanas ao longo do processo histórico. Haveria,segundo a concepção marxista, uma permanente dialética das forças entre poderosos e fracos, opressores e oprimidos, a história da humanidade seria constituída por uma permanente luta de classes .
Marx tentou demonstrar que no capitalismo sempre haveria injustiça social, e que o único jeito de uma pessoa ficar rica e ampliar sua fortuna seria explorando os trabalhadores, ou seja, o capitalismo, deacordo com o pensador é selvagem .



Em primeira instância temos que fazer menção às relações existentes em trabalhador e capitalista. Podemos dizer, a priori, que o primeiro possui a força de trabalho e segundo possui o capital. Portanto, essa deveria ser uma relação onde existisse reciprocidade, todavia para o capitalista é bem mais interessante que esse trabalhador venda sua forçade trabalho e, assim, lucre através da exploração, ou seja, a economia capitalista compra a força de trabalho dos operários pelo seu valor, e paga-lhes um salário que corresponde basicamente ao valor do que ele produz. Essa relação muitas vezes gera conflitos, tendo em vista, a desvalorização do trabalho. Para se ter uma idéia, o salário de uma pessoa que trabalha na produção de um carro, porexemplo, não pode comprar a mercadoria produzida. Pode-se dizer, então, a que o homem (força de trabalho) tornou-se mercadoria, muitas vezes, muito barata e que o capitalista tende a procurar formas de desvalorizá-la ou inferiorizá-la na busca de mais lucro. Conforme Marx nos afirma:
O trabalhador torna-se tanto mais pobre quanto mais riqueza produz, quanto mais a sua produção aumenta em poder e...
tracking img