TRABALHO ALESSANDRO

3512 palavras 15 páginas
SOFTWARE LIVRE

INTRODUÇÃO
Devido constante desenvolvimento no mercado da tecnologia o mercado brasileiro de informática esta sentindo os efeitos dessas mudanças. Esta sendo necessário cada vez mais investir em tecnologia, infraestrutura, desenvolvimento, novas mídias, entre outros fatores. Com as novas tecnologias e grande demanda por preço e qualidade faz com que as equipes técnicas das empresas forneçam soluções mais ágeis, eficientes e baratas possíveis.
Assim, os profissionais da área precisam assumir uma postura variada, tendo que ter conhecimento de diversos aspectos dentro do ramo de sua atividade além de obter as melhores respostas em menor tempo. Com isso pode-se notar um grande avanço relativo à utilização de Softwares Livres tanto em ambientes corporativos quanto residenciais. Os softwares estão se tornando cada vez mais “familiares” bastante estáveis e com maior acesso a suporte, à medida que mais pessoas se tornam adeptas dos mesmos e consequentemente passam a compartilhar as suas experiências com outros usuários.
A definição de Software Livre foi criada pela Free Software Foundation (FSF), fundada em 1983 por Richard Stallman então pesquisador do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Segundo a FSF (2011), Software Livre é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. Ainda de acordo com a FSF (2011) o Software Livre se baseia em quatro liberdades associadas, são elas: a) a liberdade de se executar o programa para qualquer propósito; b) a liberdade de se estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um requisito para esta liberdade. c) a liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar seu próximo. d) a liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.
Acesso ao código-fonte é um requisito para esta liberdade. São essas liberdades que caracterizam um software

Relacionados

  • A ceia secreta
    54220 palavras | 217 páginas