Trabalho agustinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PAULO DE TARSO











INSTALAÇÃO DE BANHEIRA DE HIDROMASSAGEM








Instrutor: Heliano Pereira Conceição

Autores:







Belo Horizonte
Dezembro de 2012





INSTALAÇÃO DE BANHEIRA DE HIDROMASSAGEM





Trabalho apresentado à disciplina de Processo Construtivo em InstalaçõesHidráulicas do Curso Técnico em Edificações da Unidade SENAI Paulo de Tarso.




Instrutor: Heliano Pereira Conceição




Belo Horizonte
Dezembro de 2012
INDICE


1 – INTRODUÇÃO

2 – DESENVOLVIMENTO

3 – CONCLUSÃO

4 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


1 - INTRODUÇÃO

A instalação de uma banheira de hidromassagem pode ser considerada simples, mas a boa mão de obra éfundamental para evitar erros nesses equipamentos que utilizam água pressurizada e aquecida. Além disso, é importante ter conhecimento de hidráulica e elétrica.
A instalação das banheiras pode levar de duas a seis horas, conforme o tipo e as dificuldades que possam existir tanto no local quanto na própria execução. Se já houver uma previsão de instalação no projeto arquitetônico, o processo acaba sendomais rápido. Além disso, os próprios fabricantes auxiliam a vida do instalador, produzindo acessórios que facilitam a instalação, como o uso de suportes (pezinhos) embaixo da banheira, excluindo a necessidade do uso de argamassa. São menos sujeira e rapidez na execução do trabalho.
Antes da instalação, é importante fazer uma avaliação prévia da residência para medir os lugares por onde a banheiraterá de passar até chegar ao banheiro, e se há obstáculos para que o produto chegue até lá. Outro detalhe importante é que o espaço que abrigará a banheira seja adaptado para acomodar o encanamento. São necessárias uma entrada e uma saída de água para a banheira e, se embutida, o ideal é construir paredes de alvenaria e um piso homogêneo à base de cimento e areia.
A lateral da banheira ao lado daparede deve ser vedada com silicone, rejunte e frontão entre o mármore e a borda para evitar vazamentos.
No sistema de alvenaria, deve-se deixar uma porta para manutenção do motor de 50 cm x 35 cm em banheiras com hidromassagem. No sistema com estrutura metálica, existem abas do mesmo material da banheira que podem ser desparafusadas.
Banheira com sistema de suporte metálico são mais indicadaspara inclusão em banheiros prontos, pois evita quebra do piso. Durante a construção, opte pela alvenaria.
Durante a instalação e até a conclusão da obra, deve-se proteger a face interna da banheira para evitar que o material de revestimento (acrílico ou gel oat) entre em contato com os materiais de construção (cal, gesso, cimento, tintas, argamassa etc.) que podem danificá-lo. Não mantenha abanheira permanentemente cheia de água.




2 - DESENVOLVIMENTO


2.1 - TIPOS DE INSTALAÇÃO E PRÉ-REQUISITOS

É recomendado que as banheiras sejam instaladas acima do piso, sendo que alguns modelos podem ser instalados embutidos em pisos elevados ou dentro de rebaixos (instalação tipo ilha). O revestimento ao redor da banheira (piso ou beirada) pode ser colocado sob a borda da banheirae utilizada borracha de silicone para vedar essa junção.

Não é recomendada instalação de banheiras com revestimentos sobre a borda tipo mármores, granito, madeira, pastilhas decorativas, pisos, azulejos, porcelanatos, e outros tipos de revestimento (conforme figura abaixo), pois impossibilita manutenções futuras gerando inclusive danos materiais ao seu proprietário.

Devem ser previstospontos para conexão com as redes elétrica, hidráulica e de esgoto situados em locais convenientes em relação às posições, mostradas nos desenhos das banheiras, da motobomba, da bica de alimentação e da conexão para esgoto.

Existem diversos tipos de Banheira de Hidromassagem, sendo informada como que devem ser colocada e utilizada:

◆ com a borda encostada nas paredes acabadas (necessitando...
tracking img