Trabalho aed

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Sistemas de Informação

































DOCUMENTAÇÃO DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR











Fabio de Carvalho Assis

Ruswemberg Caetano da Conceição





Belo Horizonte


2011

Introdução

Este trabalhoconsiste na implementação de um Tipo Abstrato e Dados de um Sistema de Súmula Eletrônica para a Copa de 2014. Em uma Estrutura de Dados do tipo “Lista Encadeada” são armazenadas, informações que não se pode prever tamanho da entrada no programa.O processo de cadastro de súmula que é realizada em um vetor.

Cada cadastro é feito e colocado no vetor, após a solicitação do processamento da súmulapelo árbitro. Sendo possivel realizar consultas sobre todos os dados cadastrais, incluido: resultado final da partida, local, e observações se necessarios, como, disputa de pênaltis, prorogações e entre outras.

Solução

O sistema realiza cadastros de súmulas elêtronicas das partidas da Copa em tempo real. O programa é constituído de 12 classes abstradas inter-relacionadas,que trabalham com amanipulação dos dados utilizando estruturas como Listas Encadedas e Tabela Hash e exportação de dados para um arquivo de extensão txt para armazenamento de informações. A escolha de Listas Encadeadas para as Súmulas foram feitas baseando - se na forma como as informações são organizadas na estrutura, as informações como, substituições, observações, gols e cartões, são colocadas na lista em ordem deInserção,ou seja no final da lista. A Listas Substituições e Observações servem para economizar espaço de memória.poís não possivel prever o número de substituições e informações durante uma partida. As Listas Gols e Cartões também economizam memória pois não é possivel prever o número de gols e catões na partida e também para relaizar registros cronológicos durante a partida, resgitrando hórariose nomes dos responsáveis pelas ocorrências, dado que, em uma lista é possivel realizar a pesquisa de qualquer item presente na estrutura. Cada elemento da lista aponta para o elemento seguinte.

Foi ultilizado um vetor, o qual é uma estrutura abstrata de dados composta de tamanhos fixos, e podem ser acessados pelo indice de possição de determinado elemento que esta inserido, para realizar oregistro do Cabesalho da Súmula.

Foi criada uma classe ultilizando uma estrutura de Tabela Hash que associa chaves de pesquisa a valores a partir de uma chave simples para realizar uma busca rapida e obter o valor desejado, para realizar pesquisas de informações de determinada partida, dado que a súmula é inserida na Tebela Hash, a motivação pelo qual foi usada a estrutura de dados é por suaagilidade na busca de informações.







O Sistema consiste em 12 principais classes Súmula, Substituição, Observação, Gol, Controle, Cartão, Cabeçalho, Pesquisa, Lista Substituição, Lista Observações, Lista Gols, Lista Cartões:


Classe Súmula - Classe que representa a Súmula Elêtronica, cada súmula tem Cabesalho, Gols, Substtuições, Observações e Catões.
Método - Imprime : imprimeinformações na tela

Class Substituição - Possui os dados do jogador que será substituido, como time, nome e horario da substiruição.
Método - Substituição : Passa os atributos por parámetros.

Class Obeservação - Está é a classe que montará a estrutura da observação,possui uma string de observação um apontador de proximo.

Class Gol - Possui os dados do gol, nome do que fez o gol,horário e time.

Classe Controle – Menu do programa.
Métodos:
Opção: Mostra as pricipais opções do programa
Sub-menu: Mostra o sub-menu de uma determinada opção escolhida pelo usuário.
Sub-Opção: Seleciona a opção do método sub-menu.
Inserir: Os métodos inserir registram a determinada informação que o usuário selecionou.
Importar: Importa as informações do txt gerado.
Exportar: Gera um...
tracking img